Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

YouTube anuncia novas ferramentas para monetização de conteúdo

Novidades prometem oferecer mais possibilidades aos criadores de conteúdos.

Durante a Vidcon 2019, evento voltado para produtores de conteúdo, o YouTube anunciou suas novas ferramentas de monetização para os canais. Entre as novidades, estão um novo sistema de patrocinadores, aquisição de stickers exclusivos e parcerias de merchandising.

A primeira novidade tem relação com o que os produtores chamam de patrocinadores ou membros. A ferramenta permite a criação de até cinco categorias de assinaturas, que variam nos valores. 

Assim, os produtores de conteúdo podem oferecer recompensas diferentes de acordo com cada plano. Conteúdos exclusivos como vídeos, estreias, posts e transmissões ao vivo direcionados para determinados assinantes estão entre as possibilidades.

Voltada para transmissões ao vivo e estreias, que costumam contar com chats em tempo real, os Super Stickers são figurinhas animadas adquiridas por meio de doações. 

 

Aproveite os planos TIM Black com bônus de internet para Youtube e fique sempre ligado nos seus canais preferidos!

A ferramenta é inspirada no Super Chats, lançado em 2017, que permite que o assinante pague uma taxa para ter seu comentários exibido com destaque no chat durante as lives. De acordo com o YouTube, essa é, atualmente, a maior receita da plataforma, presente em mais de 90 mil canais, que chega a render 400 dólares por minuto.

Finalmente, as novas parcerias de merchandising permitem que uma lista de produtos, com os preços, sejam exibidas diretamente nos canais, sem precisar de links externos. 

O Youtube não informou com exatidão quando as novas ferramentas ficam disponíveis, mas não deve passar muito do início de 2020.

Ferramentas disponíveis de acordo com alcance dos canais

Para implementar as novas ferramentas de monetização, os canais precisam se encaixar em alguns pré-requisitos.

Os recursos de patrocinadores e merchandising serão liberados para canais com mais de 100 mil inscritos. Já os Super Stickers ficam disponíveis para contas com mais de 10 mil inscritos.

Vídeos de aprendizado e causas sociais também ganham mudanças

O Youtube também anunciou novidades para vídeos da área educacional e de causas sociais.

Quem usa a plataforma para estudar vai contar com a Playlist de Aprendizado. O objetivo é garantir um design com poucas distrações, com ambiente organizado por capítulos pertinentes aos conteúdo exibido.

Já o YouTube Giving, que por enquanto só será lançado nos Estados Unidos visa a arrecadação de fundos para causas sociais. O projeto ainda não teve muitos detalhes divulgados, mas deve seguir a mesma linha do Super Chat.