Dicas

Xbox One: confira dicas para resolver travamentos e erros em jogos

Xbox travando ou dando erros nos jogos? Confira algumas maneiras para solucionar esses problemas!

É muito frustrante quando o videogame trava ou para de funcionar em meio a uma partida, não é mesmo? Contudo, existem soluções práticas para tentar resolver travamentos e erros em jogos no Xbox One.

A gente já deu dicas aqui no blog sobre o que fazer se o seu Xbox One está lento para fazer downloads. Contudo, chegou a hora de apresentar algumas possibilidades para o caso dele estar travando e congelando a tela em jogos. Confira!

Encontre celulares e planos de internet com redes sociais ilimitadas na loja online da TIM!

 

1. Fechando o jogo e abrindo novamente

 

No controle, pressione o botão Xbox (com o símbolo do videogame). Então, o painel será aberto. Em seguida, aperte o botão Menu, também no controle. Feche o jogo e tente reiniciá-lo.

No entanto, dependendo do tipo de travamento, pode ser que essa solução não funcione corretamente.

2. Reiniciando o console

 

De acordo com o suporte da Microsoft, uma das soluções para que o videogame volte a funcionar após um travamento é fazendo a reinicialização. Todavia, a marca ressalta que esse procedimento não apaga nenhum dado já salvo no Xbox One.

O primeiro passo é pressionar o botão Xbox que fica na parte da frente do console (e não no controle). Mantenha-o apertado por cerca de 10 segundos, até que seja desligado totalmente.

Usando o mesmo botão no console ou no controle, é possível ligar o Xbox One novamente. É muito importante que, quando ele estiver ligando, apareça o símbolo do Xbox em verde na tela. Caso isso não aconteça, a recomendação é repetir o procedimento.

Além disso, se o console estiver no modo de energia Instantâneo, esse passo a passo vai desligar o Xbox One totalmente. Dessa forma, o comando “Xbox, ligar” deixará de funcionar até que ele seja reiniciado.

 

3. Verificando as conexões de rede

 

Outra possibilidade apresentada pela Microsoft para resolver travamentos e erros em jogos no Xbox One é a verificação das conexões de rede.

Contudo, o passo a passo também é bastante simples e não leva muito tempo. Para começar, abra o painel pressionando o botão Xbox no controle. Depois, vá em “Sistema” e, em seguida, em “Configurações”. Depois, escolha a opção “Rede” e, então, “Configurações de rede”.

Caso haja alguma falha já detectada pelo console, ela aparecerá na tela. No entanto, você também pode selecionar a opção “Testar conexão de rede”, que fica no lado direito da tela.

Existem alguns possíveis resultados para esse teste. Se estiver tudo certo com a conexão de rede, será aberta o Xbox Live. No entanto, pode ser que seja requerida uma atualização de software do sistema. Caso apareça essa opção, selecione “Sim” para dar continuidade a essa atualização.

Contudo, se ainda estiver havendo erros e travamentos no Xbox One, você pode consultar a Solução de erro de conexão de rede do Xbox One.

Quando estiver com tudo configurado, é hora de fazer o teste. Tente abrir um jogo na Xbox Live e teste para ver se ele funciona normalmente.

 

Informe Publicitário
Vivo

Melhor oferta

100MB

serviços digitais

Vivo
A partir de
R$
129,99

por
mês

Oi

Melhor oferta

25MB

serviços digitais

Serviços Oi
A partir de
R$
114,90

por
mês

Tim

Melhor oferta

100MB

serviços digitais

Serviços Tim
A partir de
R$
117,00

por
mês

Net

Melhor oferta

120MB

serviços digitais

Serviços Net
A partir de
R$
99,00

por
mês

4. Removendo o perfil e adicionando de novo

 

Em caso de erros em jogos e travamentos no Xbox One em um perfil específico, um dos motivos pode ser o fato de que algum dado ligado ao jogo esteja corrompido somente nesse perfil.

Portanto, a recomendação da Microsoft é excluir e adicionar o perfil novamente. Para isso, será necessário clicar no botão Xbox para abrir o painel. Depois, escolha “Sistema”, “Configurações”, “Conta” e, enfim, “Remover contas”.

Então, escolha a conta que deve ser removida, ou aquela que está apresentando problemas. Em seguida, selecione a opção “Remover”.

Feito isso, é hora de acionar o perfil novamente. Clique novamente no botão Xbox. No canto superior esquerdo da tela, escolha a sua imagem de jogador. Depois, role para baixo até encontrar a opção “Adicionar novo”.

Em seguida, digite o e-mail e a senha da conta que você acabou de remover. A partir daí, será preciso fazer algumas configurações básicas, como de privacidade. Depois de concluir essa etapa, volte e tente jogar novamente com esse perfil para ver se o problema foi solucionado.

 

5. Apagando um jogo e sincronizando novamente na nuvem

 

Também pode acontecer de um game salvo no console estar corrompido. Nesse caso, a orientação da Microsoft é excluir o jogo e sincronizar novamente no armazenamento em nuvem.

Para isso, você vai precisar acessar o painel através do botão Xbox. Vá em “Meus jogos e apps” e, depois, marque o título do jogo e pressione o botão “Menu” no controle. Depois, selecione “Gerenciar jogo”, role para a direita para encontrar os dados salvos e pressione “A” no controle. Então, marque a opção “Excluir do console”.

Feito isso, você vai precisar reiniciar o Xbox One. Depois, faça novamente a sincronização dos jogos em nuvem. Todavia, eles são sempre salvos quando você está conectado ao Xbox Live.