WhatsApp resolve bug que causava trava do mensageiro em grupos
Falha foi informada em agosto de 2019 e teve correção em versão lançada em setembro para Android e iOS.
O WhatsApp anunciou que uma falha em seu sistema permitia travar o app de todos os participantes de uma conversa em grupo. O bug, que foi detectado pela equipe de segurança Checkpoint, apareceu em smartphones Android e iOS. Entretanto, segundo a plataforma, o problema foi resolvido.
Com a falha, era possível causar o congelamento do WhatsApp nos smartphones de todos os participantes de um chat em grupo por meio de uma alteração no número de um dos membros. Após a atuação do bug, a única solução era apagar o grupo, e, assim, perder todas as mensagens da conversa.
O problema foi informado pela Checkpoint ao WhatsApp em agosto de 2019, no programa de recompensas do app. Segundo a plataforma, a questão foi solucionada com a versão 2.19.58 para Android e iOS, liberada em setembro.
Alteração no número dos participantes
Segundo a Checkpoint, o problema aparecia com o acesso do protocolo de mensagens do app, onde era alterado o parâmetro do remetente. Esse dado é examinado pelo WhatsApp para identificar a origem das mensagens. Ao acessar essa informação, caracteres especiais eram adicionados ao número de um dos participantes do grupo.
Quando esse integrante enviava uma mensagem no grupo, o WhatsApp começava a travar nos smartphones de todos os membros do chat, mesmo reiniciando o aplicativo.
Para piorar, não é mais possível acessar o grupo que causou o problema. Assim, a solução era apagar o chat, consequentemente, acabando com o histórico de mensagens e arquivos enviados.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!