Notícias

WhatsApp deixará de funcionar em smartphones mais antigos nos próximos meses

Descubra se o seu celular será afetado pela decisão.

Apesar dos inúmeros lançamentos, é fácil encontrar smartphones mais antigos disponíveis no mercado. Contudo, é sempre importante saber que esses aparelhos trabalham com versões defasadas dos sistemas operacionais Android ou iOS (no caso dos iPhones). Isso quer dizer que algumas atualizações de aplicativos podem não ser baixadas.

Até agora, o WhatsApp é um dos poucos aplicativos que não apresentavam esse problema. O mensageiro online pode ser baixado até em modelos bem antigos, tanto nos celulares Android, quanto nos iPhones.

Entretanto, esse cenário vai mudar nos próximos meses. O WhatsApp, que tem navegação ilimitada em vários planos de celular, anunciou que vai deixar de atuar em sistemas operacionais com mais de seis anos. 

Nos smartphones com sistema do Google, isso engloba os aparelhos com Android 2.3.7 ou anterior. Já nos iPhones, os aparelhos atingidos pela mudança serão aqueles com iOS 7 ou versão anterior.

Segundo representantes do WhatsApp, não será possível criar novas contas ou fazer a verificação de contas já existentes. Porém, quem já tem o aplicativo instalado pode continuar usando os serviços normalmente até fevereiro de 2020. Depois disso, será preciso atualizar o sistema operacional para uma versão mais recente, quando possível, ou comprar um celular novo.

Entre os aparelhos que vão deixar de trabalhar com o WhatsApp, estão o Galaxy S3, o Galaxy Nexus e o Sony Xperia S. Entre os iPhones, os modelos incluem os bem antigos iPhone 3G, iPhone 3GS e iPhone 4.

 

Sem WhatsApp não dá! Acesse a loja online da Oi e compre um celular novo com preços especiais nas promoções de aparelhos e planos da operadora.

Como saber se o WhatsApp vai deixar de funcionar no seu celular

A lista de modelos afetados pela decisão do WhatsApp é bem extensa. Para saber se o seu aparelho está entre eles, verifique qual a versão do sistema operacional instalada.

No smartphone Android, acesse as Configurações e clique em Sobre o dispositivo. Em seguida, selecione Informação de Software e veja se a versão é anterior ou posterior ao Android 2.3.7.

Em um iPhone, abra o app Ajustes. Clique na aba Geral e sem seguida, selecione a opção Sobre. Nesse caso, para continuar usando o WhatsApp é preciso que o sistema operacional seja posterior ao iOS 7.

 

Já tem um smartphone com sistema operacional mais recente? Então procure planos de celular com WhatsApp ilimitado e troque mensagens sem gastar internet!