WhatsApp começa a testar criptografia em backups para maior segurança
Ferramenta ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas já foi vista em versão Beta do aplicativo.
Manter um backup atualizado das conversas do WhatsApp é uma das dicas mais frequentes sobre uso do aplicativo. Afinal, isso permite que o usuário recupere mensagens antigas ao trocar de smartphone ou mesmo em caso de aparelho roubado ou perdido.
Em smartphones Android, essas cópias exigem uma conta ativa do Google Drive, onde os arquivos gerados são armazenados. Todavia, esse backup perde a segurança por criptografia das conversas do WhatsApp, ficando mais vulneráveis a acessos não autorizados.
Pensando nisso, o WhatsApp realiza test es com uma novo sistema de criptografia para os backups de conversas salvos em nuvem.
A ferramenta foi encontrada pelo WABetaInfo na versão do WhatsApp Beta 2.20.66, mas ainda está em fase inicial de desenvolvimento. Sendo assim, embora alguns usuários do WhatsApp Beta para Android possam ter acesso à função, ela ainda pode apresentar bugs e alterações por um período.
Como funciona o backup protegido por criptografia no WhatsApp
Por enquanto, o recurso é acessado nas configurações do aplicativo, na aba Backup de conversas.
Além de informar a conta do Google Drive para envio das cópias de segurança, o usuário terá a opção de definir, ou não, uma senha de acesso para abrir esses arquivos.
Ainda não há uma previsão da chegada da ferramenta para o público geral ou para o WhatsApp no iOS.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!