icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Novidades

Volk One: conheça o smartphone que dispensa contrato com operadoras

Aparelho usa rede compartilhada para navegar sem precisar de rede de telefonia.

Hoje em dia, para ter acesso à Internet e a outras diversas funcionalidades dos smartphones, é necessário contratar uma operadora de telefonia. Mas, será que vamos ter que pagar por esse tipo de serviço para sempre? Empresários ligados ao setor de tecnologia já apostam num futuro em que, para fazer ligações e compartilhar dados de qualquer lugar do planeta, basta ir na loja, comprar o aparelho e ligá-lo, sem necessidade da compra de pacote de dados.

Projeto da startup americana Volk Wireless, o Volk One é um smatphone com sistema Android que promete revolucionar que a telefonia móvel ao redor do mundo. Em fase de teste, a tecnologia do aparelho alia redes Wifi ao compartilhamento P2P para que o usuário possa se conectar à Internet, fazer ligações, assistir vídeos, enviar e receber mensagens de texto. Ou seja, tudo que é possível fazer nos dias de hoje com a conexão 4G.

À frente do lançamento está Greg Hazel. Com passagem por empresas como Bittorrent, Straya Markovic e Firechat, o executivo aposta agora na utilização de um sistema de transmissores Wifi de longa distância, permitindo consumo de dados ilimitados, sem vínculo com as operadoras.

 

Quer encontrar os melhores smartphones? Acesse a Loja Online da TIM e confira as promoções!

Como funciona?

O pulo do gato dessa nova tecnologia está no roteador Volk Fi, que, atrelado ao aparelho, se conecta à Internet por meio do Wifi ou do cabo Ethernet, caso o usuário disponha de um ponto de internet fixa. Dessa maneira, cada aparelho Volk One se transforma num receptor, ao mesmo tempo em que amplifica o sinal de Internet para outros aparelhos, num determinado raio de distância.

De acordo com os desenvolvedores desse novo sistema, a rede compartilhada, também chamada de Rede Mesh, segue todos os protocolos padrões de segurança. Além disso, é sem censura e está disponível para todos que tiverem acesso à mesma tecnologia.

Rede Mesh

A rede Mesh é um sistema inteligente de compartilhamento de sinal Wifi, distribuído de forma automatizada. Diferente da rede tradicional, que é composta por um único ponto de distribuição de sinal, no qual os aparelhos se conectam para ter acesso à Internet, a rede Mesh permite que roteadores menores, atrelados aos próprios smartphones recebam e compartilhem dados, formando uma rede independente.

Apesar de promissora, a ideia de telefonia móvel por meio de redes compartilhadas pode levar ainda algum tempo para deslanchar, pois a qualidade da conexão depende não apenas da adoção em massa de aparelhos com essa funcionalidade, mas também da velocidade da rede Wifi de cada usuário.

No entanto, para viabilizar o lançamento do Volk One e já ganhar espaço no mercado, Greg Hazel e sua equipe decidiram não apostar todas suas fichas nas redes wireless. Com previsão de lançamento para dezembro de 2019, os smartphones da Volk One contam com slot para cartão SIM, permitindo que o compartilhamento de dados via 4G se dê de forma paralela ao sistema de compartilhamento de rede Wifi.

 

Lançamento

Os testes com o sistema de redes Mesh do Volk One estão em curso na cidade de São Francisco, na Califórnia, e em algumas regiões do Havaí. Para pessoas de fora dessas localidades, no entanto, a empresa está disponibilizando convites para que usuários tenham acesso ao novo dispositivo, a partir de dezembro deste ano.

Caso você esteja curioso para saber como funciona esse novo sistema e quer se livrar o quanto antes da sua operadora, acesse o site VolkFi.com para acompanhar de perto a evolução da nova tecnologia, à medida que ela é implementada no mundo.

Até o momento, além dos testes com as redes Mesh nos Estados Unidos, a empresa Volk Wireless já disponibiliza acesso ao Wifi em outros países da América do Norte, bem como em outras localidades da América do Sul, da Austrália e das Ilhas do Pacífico.

Ficha técnica

Disponíveis em dois modelos que variam entre 64GB e de 256GB de armazenamento interno, o Volk One possui processador Snapdragon 845 (Octa-core, até 2,5GHz), câmera dupla, como modo retrato e resolução de vídeo de 4K, além de recursos de alta qualidade de imagem, como tela Amoled de 6,2 polegadas, no formato 19:9, com resolução de 1080×2280 pixels.

 

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top