Vivo negocia venda de 1.909 torres de celular por R$ 641 milhões
Transação precisa passar pela aprovação do Cade.
A operadora Vivo realizou a venda de 1.909 torres de telefonia móvel para a Telxius, empresa de infraestrutura gerenciadora de torres para antenas de celular. Negociada em R$ 641 milhões, a transação ainda precisa passar por aprovação do Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Segundo a Vivo, o objetivo dessa transação é “otimizar a alocação de capital da companhia”. A operadora garante a continuidade da prestação de serviços de telefonia celular. Entretanto, a Telxius assume a responsabilidade de bancar aluguel a manutenção dos imóveis onde as torres estão instaladas.
Recentemente, a Telefónica, dona da Vivo, também realizou a venda de operadoras em atuação em outros países da América Latina. Assim, os negócios da empresa ficam focados no Brasil e em mercados da Europa.
De olho na internet 5G
A Telxius, indiretamente controlada pela Telefónica, trabalha como fornecedora neutra, permitindo que diversas operadoras utilizem suas torres para instalação de antenas.
Entre as torres negociadas, 85% estão localizadas em áreas urbanas, com mais de 50% divididas entre Rio de Janeiro e São Paulo. Essa estrutura deixa a Telxius em vantagem para a chegada da conexão 5G no Brasil.
Ao longo de 2019, a companhia adquiriu mais de 3.000 torres no Brasil, e alcança cerca de 20.000 instalações em seis países. Este ano, cerca de 50% das novas instalações construídas pela Telxius foram direcionadas a operadoras concorrentes da Vivo.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!