Vivo lança programa de franqueados para levar fibra a 1 milhão de casas
Projeto foca em cidades de 20 mil a 50 mil habitantes e regiões periféricas de grandes centros urbanos.
A Telefónica, empresa dona da Vivo, anunciou um projeto de expansão da rede de fibra óptica (FTTH) baseado em franquias. O objetivo é ampliar o alcance da rede Vivo Fibra por meio de parceiros de menor porte.
A iniciativa foca em cidades de 20 mil a 50 mil habitantes, além de municípios e bairros periféricos de grandes centros urbanos. A previsão é que o projeto, chamado Terra Conectado por Vivo Fibra, leve a conexão de internet banda larga da operadora a mais um milhão de residências.
Esse número será adicionado aos 15 milhões de novos pontos previstos pela expansão da própria operadora nos próximos três anos.
Atualmente, a Vivo Fibra está presente em cerca de 10 milhões de domicílios, espalhados em 154 cidades do Brasil.
Escolha o seu plano de internet banda larga Vivo Fibra e tenha conexão estável e de alta velocidade.
Como funciona o programa de franqueados da Vivo
Segundo os termos do projeto de franqueados, a Vivo fica responsável por oferecer o conhecimento técnico na implementação da rede de fibra óptica e na comercialização de seus produtos e serviços.
A operadora também garante suporte em outros campos. Entre eles, estão uma série de processos ágeis, treinamentos gerenciais e técnicos, acesso a fornecedores habilitados com custos diferenciados, call center central único, topologia de rede com estabilidade e escalabilidade, saídas de rede e 115 mil quilômetros de backbone nacional.
Com isso, os franqueados podem utilizar a capacidade técnica já adquirida pela empresa, bem como o nome Vivo Fibra, já forte no mercado. Já as responsabilidades incluem o desenvolvimento de infraestrutura de rede necessária e gestão das operações, como processos de vendas, atendimento e instalação.
Investidores ou ISPs podem assumir as franquias, que têm investimento mínimo de R$ 2,5 milhões. O payback está estimado para um período de quatro anos, com taxa interna de retorno de 30%.
Segundo o cronograma, o projeto Terra Conectado por Fibra será iniciado em 20 de novembro, na cidade Águas Lindas de Goiás, alcançando cerca de 80% do município. Para 2020, já estão previstas mais duas cidades na Região Centro-Oeste. Nos três anos seguintes, a expansão deve ser levada a cerca de 500 localidades.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!