icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Notícias

Vivo anuncia expansão da rede para aproximadamente 400 cidades

Internet das Coisas: Vivo anuncia expansão da rede para aproximadamente 400 cidades

A Vivo anunciou a expansão de suas redes LPWA – Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution dor Machines (LTE-M) para aproximadamente 400 cidades brasileiras. O objetivo é aumentar a presença da empresa no mercado de Internet das Coisas.

Após início discreto, com instalação em Chapecó (SC), a nova rede da Vivo alcança 47% do território nacional. Entre os novos locais atendidos, estão capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Belém, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. 

Os dois padrões complementam as redes de 3G e 4G já existentes no Brasil. Entretanto, podem suportar mais dispositivos conectados ao mesmo tempo. Com a expansão, a Vivo se antecipa às necessidades dos próximos anos, com o crescimento da chamada Internet das Coisas.

A rede NB-IoT é dedicada a dispositivos estáticos, como alarmes, medidores inteligentes de água e energia, iluminação pública e até bueiros inteligentes. Já dispositivos em movimento, como rastreadores de veículos e animais ou sistemas de pagamentos eletrônicos, utilizam a rede LTE-M.

A cobertura de NB-IoT e LTE-M já chega a 47% da população brasileira, cobrindo 60% do PIB nacional. A Vivo é detentora de 41% desse mercado, com mais de 9 milhões de dispositivos M2M (machine to machine) conectados.

Segundo a operadora, a expansão de sua rede de Internet das Coisas deve alcançar mais locais ao longo dos próximos meses. A meta é implementar a tecnologia em todos os lugares que já contam com cobertura 4G da Vivo.

Da mesma maneira, a operadora também investe alto em sua rede de internet fibra óptica, que chega a cada vez mais municípios brasileiros.

Os melhores planos de internet banda larga você encontra na Vivo! Econtre o ideal para você e tenha conexão de alta velocidade!

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (ou Internet of Things – IoT, do inglês) é a conexão entre objetos físicos capazes de reunir e transmitir dados. 

Esses objetos podem ser os mais variados possíveis, desde eletrodomésticos até carros autônomos e cirurgias remotas.

A chegada da conexão 5G deve representar um enorme salto tecnológico nesse sentido. A nova tecnologia será capaz de realizar a transmissão de uma quantidade de dados muito maior, com melhor velocidade e baixíssima taxa de latência.

voltar para o top