Versões digitais da CNH e documento do carro têm a mesma validade dos documentos físicos
Documentos digitais podem ser gerados no aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT, para smartphones Android e iPhones.
Sair de casa sem a carteira de motorista e o documento do carro pode render um grande transtorno. Pensando nisso, a Serpro lançou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, para Android e iOS.
O aplicativo permite que o usuário salve cópias digitais da CNH – Carteira Nacional de Habilitação – e o CRLV – Certificado de registro e Licenciamento do Veículo, também chamado de documento do veículo.
O ponto importante é que essas cópias digitais têm validade jurídica, ou seja, podem substituir as versões físicas dos documentos.
Entretanto, alguns cuidados são importantes. Por exemplo, é válido realizar o download dos arquivos, para ter acesso mesmo sem internet. E, claro, garantir que a bateria do celular sobreviva até a chegada ao destino.
Agentes de trânsito devem aceitar as versões digitais
Uma portaria do Denatran garante a validade jurídica dos documentos digitais gerados no app CDT. Com isso, os agentes de fiscalização do trânsito são orientados a aceitar essas versões em substituição aos documentos em papel.
Porém, caso isso não ocorra, o motorista deve registrar uma ocorrência no órgão de trânsito competente. Assim, ele terá um respaldo para contestar eventuais multas ou processos jurídicos.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!