icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

Versões digitais da CNH e documento do carro têm a mesma validade dos documentos físicos

Documentos digitais podem ser gerados no aplicativo Carteira Digital de Trânsito - CDT, para smartphones Android e iPhones.

Sair de casa sem a carteira de motorista e o documento do carro pode render um grande transtorno. Pensando nisso, a Serpro lançou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, para Android e iOS.

O aplicativo permite que o usuário salve cópias digitais da CNH – Carteira Nacional de Habilitação – e o CRLV – Certificado de registro e Licenciamento do Veículo, também chamado de documento do veículo.

O ponto importante é que essas cópias digitais têm validade jurídica, ou seja, podem substituir as versões físicas dos documentos.

Entretanto, alguns cuidados são importantes. Por exemplo, é válido realizar o download dos arquivos, para ter acesso mesmo sem internet. E, claro, garantir que a bateria do celular sobreviva até a chegada ao destino.

Conheça a loja online TIM e encontre ofertas especiais dos melhores smartphones disponíveis no Brasil.

Agentes de trânsito devem aceitar as versões digitais

Uma portaria do Denatran garante a validade jurídica dos documentos digitais gerados no app CDT. Com isso, os agentes de fiscalização do trânsito são orientados a aceitar essas versões em substituição aos documentos em papel.

Porém, caso isso não ocorra, o motorista deve registrar uma ocorrência no órgão de trânsito competente. Assim, ele terá um respaldo para contestar eventuais multas ou processos jurídicos.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top