Dicas

Vantagens e desvantagens de ter um celular Pre-pago

Celulares pré-pago ainda podem ser vantajosos. Porém, planos controle e pós-pago têm mais benefícios. Veja vantagens e desvantagens de um celular pré-pago.

Os planos pré-pago ainda são maioria no Brasil, apesar de apresentarem queda. E, assim como nos outros tipos de pacotes, existem vantagens e desvantagens de ter um celular pré-pago.

Segundo um levantamento da Teleco, especializada em telecomunicações, 59,47% dos celulares do Brasil são pré-ago. O estudo realizado em agosto de 2018 mostrou que já são 234,4 milhões de telefones móveis no Brasil.

Essa quantidade é maior do que o número de pessoas no país. Contudo, a proporção fica em 111,96 celulares para cada 100 habitantes.

Apesar de seus prós e contras, de acordo com a Teleco, são 139.286 milhões de aparelhos com esse tipo de plano. Vale ressaltar que a pesquisa levou em conta apenas os telefones ativos nas operadoras.

No entanto, mesmo com uma alta representatividade, os celulares pré-pago estão dando espaço para os planos controle e pós-pago. Isso porque a queda foi de 12% na quantidade de celulares pré-pago com relação ao ano anterior.

De fato, os celulares pré-pago contam com diversas vantagens, que tornam esses planos bastante atrativos. Porém, também têm desvantagens, que podem ser as responsáveis pela migração das pessoas para outros pacotes, como controle e pós-pago.

A seguir, conheça as vantagens e desvantagens de ter um celular pré-pago e descubra se ele é ideal para o seu dia a dia. Mas, antes, tire suas dúvidas e saiba como funciona um plano pré-pago.

Como funciona um plano pré-pago?

Os planos pré-pagos, como você já deve saber, são aqueles em que se paga antes de usar. É assim: você compra um chip de uma operadora específica, registra ele no seu nome e começa a usar.

Entretanto, para fazer ligações ou navegar pela internet em um celular pré-pago, é necessário colocar créditos nele. Você decide quanto quer pôr. No entanto, vale lembrar que cada operadora tem um preço diferente para os serviços.

Sendo assim, você pode aproveitar mais, ou menos, os créditos que colocou dependendo da operadora que escolher.

Hoje em dia, praticamente todas as operadoras contam com pacotes de celular pré-pago. Funciona quase como em um plano controle ou pós-pago, mas é preciso pagar antes de usar os serviços.

Quais as vantagens de um celular pré-pago?

Agora que você já sabe como funciona um plano de celular pré-pago, conheça as suas vantagens!

Não é necessário pagar um valor fixo por mês

Quem não pode incluir uma conta fixa no orçamento pode ver nos planos de celular pré-pago uma grande vantagem. Isso porque, como os créditos são adquiridos antecipadamente, o usuário pode colocar quanto achar necessário, ou só quando tiver dinheiro.

Ausência de verificação para usar o celular pré-pago

Quando você vai contratar qualquer serviço, as empresas costumam fazer um levantamento para saber se você vai ser um bom pagador. Isso porque elas podem se recursar a prestar os serviços para você. Apesar de nem sempre poderem revelar o motivo real, por questões legais, elas dão alguma outra desculpa.

Entre as vantagens de um celular pré-pago está o fato de não ser necessária essa verificação. Isso porque, como você não precisa pagar uma conta, nunca vai representar uma ameaça ao caixa da operadora.

Liberdade para decidir quando usar

A liberdade para decidir quando usar é outra vantagem de um celular pré-pago. Nesse tipo de plano, se quiser, você pode ficar sem colocar créditos pelo período máximo determinado pela operadora.

Nos celulares pré-pago, você decide quando quer usar o pacote e, então, coloca os créditos. Contudo, pode ter chips de diferentes operadoras e optar por colocar crédito no chip que preferir, quando achar melhor.

Operadoras contam com pacotes atrativos

Como citado anteriormente, as operadoras contam com bons pacotes para quem opta por ter um celular pré-pago. No entanto, é preciso ligar para a provedora ou adquirir um dos planos por meio do autoatendimento.

Apesar de serem planos pré-pagos, eles funcionam praticamente da mesma maneira do que os pós-pago. Entretanto, a diferença é que é necessário pagar antes de usar.

Sendo assim, em um plano de celular pré-pago o usuário pode ter uma quantidade de giga de internet e minutos para falar. Além disso, podem ser oferecidos outros benefícios como mensagens de texto (SMS) e até o uso de aplicativos sem descontar da franquia, como WhatsApp grátis.

Entretanto, é bom destacar que os pacotes de celular pré-pago costumam ter duração inferior a um mês. Eles podem ser válidos por 7 dias, 14 ou 15 dias. No entanto, algumas operadoras também oferecem opções com duração de 30 dias.

E as desvantagens de um celular pré-pago?

Apesar do celular pré-pago ter mais vantagens do que desvantagens, os pontos negativos existem. E eles precisam ser considerados antes de escolher ter um plano assim! Confira.

Uso sem pacote pode custar mais caro

Quem optar por ter um celular pré-pago e não contratar nenhum pacote para usar, como especificado anteriormente, pode sair na desvantagem. Isso porque o custo para ligar, navegar pela internet e mandar mensagens pode ser mais alto do que em pacotes pós-pago. E até mesmo dos planos de celular pré-pago!

Não há como ter um celular grátis

Mais uma desvantagem de um celular pré-pago é que as operadoras não costumam oferecer promoções com aparelho grátis.

Em outros pacotes, como controle e pós-pago, é mais comum a oferta de smartphones na contratação de um plano específico. No entanto, o mesmo não acontece em um celular pré-pago.

Deixe um comentário

avatar