Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Curiosidades

Vale a pena comprar um smartphone 5G em 2019?

Afinal, o investimento num aparelho celular 5G compensa?

O grande destaque do último Mobile World Congress (MWC), realizado no início do ano em Barcelona, foi a tão aguardada conectividad 5G. Mesmo em fase de testes, a tecnologia já vem sendo implementada em uma série de novos modelos das principais fabricantes de celular do mundo.Marcas como Samsung, LG, Huawei, Xiaomi e Motorola já anunciaram a corrida para incluir a internet 5G em seus próximos lançamentos Por isso, será que vale a pena comprar um smartphone 5G? Confira neste artigo as respostas para essa e outras perguntas relacionadas ao 5G.

 

Encontre as melhores ofertas de smartphones na loja da Claro e aproveite a máxima velocidade de internet móvel do Brasil!

 

O que o 5G traz de novo?

 

Segundo a norma REC M.2083 da União Internacional de Telecomunicações, entidade responsável pela regulamentação das atividades de telecomunicações no contexto global, a tecnologia 5G apresenta três objetivos centrais para ampliar a qualidade da comunicação mobile. Em todas elas, o aumento da velocidade de transferência de dados e a diminuição da latência são uma preocupação constante.

 

Aumento do fluxo de dados

 

O primeiro objetivo do 5G é fazer com que a rede cresça e seja capaz de assumir uma densidade maior de usuários e de tráfego de dados em relação à infraestrutura possibilitada nos dias de hoje pelo 4G.

 

Internet das coisas

 

O segundo objetivo do 5G é permitir a implementação em escala global da loT – a tão aguardada Internet das Coisas. A tecnologia da 5G possibilita que uma variedade de dispositivos compartilhem informações através de protocolos com baixa quantidade de dados. Isso agilizaria a comunicação entre seu smartphone e sua TV ou mesmo entre sua geladeira e seu tablet, por exemplo.

 

Diminuição da latência

 

O terceiro objetivo é diminuir de forma considerável a latência. Ela é o tempo que um pacote de dados leva para ser transferido de um dispositivo para o outro, dentro da rede. Especialistas acreditam que o 5G poderá oferecer uma navegação mais rápida, por conta o uso mais frequente de links com tempo de resposta cada vez menores.

De acordo com entidades que estão à frente da implementação da tecnologia 5G, a meta é que a latência média atinja 1 milissegundo, tempo ainda menor do que entregue por conexões de fibra ótica atualmente.

 

Alta velocidade e Inteligência Artificial

 

Com conexões que podem atingir até 20 Gbps, a tecnologia 5G promete elevar a experiência do usuário para patamares cada vez mais altos.  Além disso, a diminuição da latência e o aumento significativo de velocidade de conexão otimizarão recursos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Com o 5G, um número maior de dispositivos poderão ser conectados à rede simultaneamente, sem que a conexão perca qualidade.

Com isso, a expectativa é de que a Inteligência Artificial também seja ampliada. Com conexões mais estáveis, o 5GB possibilitará uma coleta de dados mais eficiente, fazendo com que os sistemas operacionais aprendam de maneira rápida nosso comportamento, apontando soluções para os problemas do nosso dia a dia.

 

Implantação em grande escala

 

Algumas fabricantes já se adiantaram e estão lançando os primeiros aparelhos celulares com suporte para 5G. No entanto, ao que tudo indica, a tecnologia 5G só ganhará cobertura em larga escala a partir de 2020.

Contudo, apesar dos testes já terem sido iniciados em países como Japão, China, Estados Unidos, Coreia do Sul e regiões da União Europeia; o usuário ainda terá que aguardar um tempo para usufruir dos principais benefícios da nova tecnologia. A expectativa é que no Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, a comunicação 5G já seja uma realidade na maioria dos países.

 

Vale a pena comprar um smartphone 5G em 2019?

 

Como vimos, é provável que o 5G se consolide a partir de 2020, tendo como marco os Jogos Olímpicos do Japão. No entanto, a massificação desse tipo de serviço poderá acontecer de fato somente a partir de 2021; por conta do tempo necessário para a implementação de estruturas necessárias para distribuição do sinal de 5G em larga escala.

É bem provável que, até o ano que vem, a maioria das marcas já contem com linha aparelhos celulares compatíveis com a tecnologia 5G. Tendo em vista o atual cenário, comprar ou não um smartphone 5G nesse momento depende da frequência com que você troca de aparelho.

Caso você mude de celular com frequência, apostando em aparelhos top de linha, é provável que na próxima vez que você for trocar de smartphone, o 5G ainda não esteja completamente consolidado. Se você for um desses usuários, vale mais a pena adquirir aparelhos 4G com ênfase em tecnologias mais avançadas, que ajudam a otimizar suas atividades no dia a dia.

Por fim, caso você tenha o costume de trocar de aparelho constantemente, comprar um aparelho 5G ainda neste ano pode ser uma vantagem. Comprando um smartphone 5G em breve, é provável que você tenha acesso às vantagens do 5G em até 2 anos. Além disso, será possível usar o 5G em viagens para países que já estão implementando a tecnologia, como Estados Unidos, Espanha em Japão.