icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Xbox

Vale a pena comprar um console usado? Entenda os prós e contras

Confira benefícios e riscos de comprar consoles de videogames seminovos

Com o crescimento dos sites de comércio eletrônico, o mercado de compra e venda de usados, ficou bem mais acessível e pode ser interessante em muitos casos. Comprar um console de videogame seminovo, por exemplo, sempre envolve riscos, mas as propostas podem ser muito interessantes.

Diversos sites ou até mesmo páginas e grupos em redes sociais anunciam Nintendo Switch, PlayStation 4 ou Xbox One com preços variados. Alguns com valor bem abaixo dos oferecidos em lojas. É preciso, no entanto, ficar atento para evitar que aquilo que parece uma ótima oportunidade venha se tornar um grande problema.

Confira abaixo uma série de prós e contras na hora de comprar consoles seminovos.

 

Na loja online do Xbox, você não perde nenhuma das novidades e lançamentos do console da Microsoft.

 

Vantagens

 

Melhor preço

Consoles usados custam menos que os aparelhos novos vendidos nas lojas. Além disso, é comum encontrar boas ofertas de aparelhos em excelente estado de conservação ou até mesmo em sua caixa original.

Lojas virtuais que disponibilizam acessórios semi-novos pode chegar a anunciar esse produtos com até 73%, dependendo da marca. Nesses casos, pesquisar é fundamental.

 

Jogos disponíveis

Entre uma geração e outra de videogames, dezenas de novos títulos são lançados. A vantagem está no catálogo extenso de jogos disponíveis. Os mesmos ainda podem ser comprados como seminovos, também com descontos.

Jogos exclusivos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Splatoon 2 e Super Mario Odyssey, lançados para o Nintendo Switch; e Bloodborne, Spider-Man e Uncharted 4 para o PlayStation 4, podem sair com ótimos descontos na venda online.

 

Combos (console, controles e acessórios extras)

É possível encontrar ofertas com combos de consoles usados, controles e jogos. É comum encontrar anúncios que incluem jogos, controles e acessórios sendo vendidos juntos, por preços bem abaixo do mercado de novos. Isso gera uma economia ainda maior, já que sai mais barato do que comprar os itens separadamente, mesmo eles sendo usados.

 

Desvantagens

 

Marcas de uso

Marcas no console, como riscos profundos ou ainda partes trincadas, podem indicar que o dono anterior não foi muito cuidadoso. Os controles são certamente a parte dos consoles que mais sofrem com o desgaste pelo uso. Portanto, fique atento aos sinais de desgaste do acessório.

No caso de marcas mais graves, o ideal é questionar o vendedor sobre os problemas e ter acesso ao máximo possível de fotos do produto, antes de fechar a compra,para que possa ser identificada qualquer tipo de irregularidade antes da compra.

 

Menor durabilidade

Assim como outros aparelhos eletrônicos, os videogames têm um tempo de vida útil. Mesmo o melhor hardware tem chances de apresentar problemas técnicos após um período longo de tempo de uso.

Para entender como está a “saúde” do produto que você pretende comprar, é importante perguntar ao vendedor quantas horas por dia ele costumava jogar e qual o número de pessoas utilizavam o console. Vale observar que nem sempre crianças fazem um uso correto do produto e dos acessórios.

O ideal é fazer um teste no produto por algum tempo para verificar se o console apresenta falha das funções básicas, barulho anormal, travamentos, falhas de som e imagem, além de problemas na conexão wi-fi ou na leitura de discos.

 

Ausência de garantia oficial

Dependendo do tempo de uso do aparelho, a garantia é especialmente importante. Além da garantia legal de 90 dias, grandes lojas oferecem garantia estendida para o produto. Se esse for o caso, ter a garantia oficial faz toda a diferença. A falta dela pode gerar mais gastos, pois o produto terá que ser enviado para o conserto de forma inesperada.

voltar para o top