icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

União Europeia vota pela padronização de entradas em smartphones e outros eletrônicos

Medida busca reduzir a produção de lixo eletrônico e foi aprovada por 582 votos contra 40.

O Parlamento Europeu aprovou, dia 30 de janeiro, a criação de uma resolução para padronizar as entradas de eletrônicos. Ou seja, smartphones, tablets, computadores desktops e notebooks passariam a contar um mesmo padrão de conectores. O texto inicial também inclui padrões para sistemas de carregamento sem fio. 

Com 582 votos favoráveis, e 40 contrários, os defensores da padronização afirmam que a medida vai reduzir a produção de lixo eletrônico. Outra vantagem seria oferecer maior praticidade aos consumidores. 

Atualmente é normal a necessidade em trocar de carregador ao comprar um smartphone novo. Por exemplo, do microUSB para o USB-C ou, ainda, entre o USB-C e o conector Lightning, adotado pela Apple.

Por ser o mais presente no mercado, principalmente em modelos mais recentes, é provável que o padrão universal adotado seja a conexão USB-C. Contudo, as três possibilidades aparecem no texto apresentado.

Como próximo passo, a Comissão Europeia, responsável pela formulação das leis da região, pode definir quais seriam as novas regras aplicadas. A adoção dessas determinações devem ter início a partir de julho de 2020. Contudo, não há uma data para que a possível lei seja oficializada ou cumpridas pelas fabricantes.

Em um primeiro momento, a obrigatoriedade de uma padronização afetaria apenas os mercados dos países que fazem parte da União Europeia. Contudo, há chances de que as fabricantes optem por um modelo único, que seria lançado em todos os mercados.

Apple ou Android? Na loja online TIM você encontra os melhores smartphones com ofertas especiais. Aproveite!

Apple e a porta Lightning

Sem dúvidas, uma das marcas mais afetadas pela medida seria a Apple. Já há algumas gerações que os iPhones utilizam a conexão Lightning, também presente em acessórios, notebooks e tablets da empresa da Maçã. 

Em comunicado, a Apple afirmou que a padronização teria como consequência um “atraso da inovação” e que consumidores de “centenas de milhões de dispositivos” seriam atingidos.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top