Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Xbox

Torment: Tides of Numenera – Review

Um bom exemplar de RPG clássico, com universo complexo e bem construído.

Chamado de “sucessor espiritual de Planescape Torment”, o game Torment: Tides of Numenera apresenta todos os elementos de um game de RPG clássico.

Torment: Tides of Numenera se passa na Terra, milhões de anos após os dias atuais. Incontáveis civilizações já surgiram e desapareceram, e as sociedades são construídas nas camadas das ruínas anteriores. No então Ninth World, ou Nono Mundo, uma das principais atividades é a busca por relíquias e tecnologias das civilizações antigas.

O jogador assume o papel de um Castoff. É assim que são chamados os corpos descartados pela entidade poderosa The Changing God. Ao acordar sem memória e sem entender nada do que acontece ao redor, o Castoff precisa sobreviver aos perigos desse mundo desconhecido. Além de procurar o próprio Changing God para desvendar os mistérios do Ninth World.

Torment: Tides of Numenera impressiona pelo universo rico em história e detalhes, com narrativa bem amarrada e cheia de surpresas. Com longos textos e diálogos, as informações seguem aparecendo a todos os momentos, inclusive em interações que não parecem ter importância. É fácil se deixar levar pela narrativa, que é conduzida de forma fluída.

 

Exploração e muitas escolhas

O game tem andamento lento, indicado para quem curte entrar no mundo de RPGs sem pressa. Seu foco é na exploração e interação com o mundo ao redor. 

A tomada de decisões é frequente, e cada escolha tem grande interferência no andamento do jogo e nos acontecimentos seguintes. Até o tom escolhido em uma conversa aparentemente banal pode resultar em resultados distintos.

As ações do jogador também interferem nas características chamadas de Tides, separadas por cores. Além de influenciarem no próprio personagem, os Tides, como Conhecimento e Sabedoria ou Empatia e Altruísmo, por exemplo, também atuam em todo o ambiente.

De tempos em tempos, é possível participar de combates por turnos. Contudo, essas cenas não têm um papel muito grande, e podem ser evitadas por completo por meio das ações do jogador. Já o bom sistema de esforço é essencial, com combinações e decisões fundamentais no sucesso de Torment: Tides of Numenera.

A campanha tem cerca de 30 horas de gameplay e deve ser percorrida sem pressa. Porém, ao se aprofundar no universo e acontecimentos do game, é bem provável que o jogador queira iniciar uma nova aventura e ver como caminha a história com diferentes decisões.

 

Torment: Tides of Numenera no Xbox Game Pass

 

Em 27 de junho, Torment: Tides of Numenera se junta aos mais de cem jogos disponíveis no Xbox Game Pass. Vale lembrar que, recentemente, a empresa lançou o Game Pass para Windows. Assim, os jogadores de PC têm acesso ao mesmo catálogo de títulos, que antes era restrito ao Xbox One.

 

Ainda não é assinante do Xbox Game Pass? Assine agora e aproveite Torment: Tides of Numenera e mais de 100 outros títulos quando quiser!