Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

TIM realiza primeiros testes do 5G em Florianópolis

Redes comerciais têm previsão de lançamento para 2021.

A TIM realizou, no dia 26 de junho, seus primeiros testes com conexão 5G. A demonstração contou com equipamentos da fabricante Huawei, parceira da operadora, e utilizou uma faixa de 100 MHz na frequência de 3,5 GHz.

O teste foi executado em conjunto com a organização de pesquisa e desenvolvimento Fundação CERTI, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis. Para realização, foi instalada uma célula 5G da Huawei na torre de telecomunicações já utilizada pela CERTI. 

A velocidade de navegação alcançou taxas próximas de 1 Gbps (gigabyte por segundo) em download e 71,8 Mbps (megabytes por segundo) em upload. Embora os resultados sejam considerados satisfatórios, a Tim afirmou que o objetivo é alcançar até 300 Mbps em upload até o lançamento comercial de sua tecnologia 5G.

 

Fique por dentro das melhores tecnologias de conexão e telefonia móvel com os planos de celular da Tim!

 

Comparação entre 5G e 4G

 

Na ocasião, a Tim utilizou dois aparelhos Huawei para fazer o download simultâneo de um mesmo jogo. O equipamento conectado na rede 5G mostrou velocidade quase dez vezes maior do que o dispositivo que usou a atual conexão 4G.

Segundo representantes da operadora, a TIM pretende lançar redes pré-comerciais de 5G logo após a Anatel realizar o leilão das frequências, previsto para março de 2020. Entretanto, as redes comerciais devem chegar ao público apenas em 2021.

Até lá, mais testes serão realizados pela Tim, sempre ao lado de fabricantes parceiras. As próximas demonstrações devem ocorrer em Campina Grande, na Paraíba, em parceria com a Nokia e a Núcleo Virtua, e em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, ao lado da Ericsson e da Inatel.