TIM, Claro, Oi e Vivo vão cancelar linhas pré-pagas irregulares em julho
Mensagens de texto são enviadas para quem precisa atualizar o cadastro e evitar o cancelamento da linha pré-paga. Ação começa pelo estado de Goiás.
Um novo modelo de cadastro para chips pré-pagos está começando a ser implementado. Por conta disso, TIM, Claro, Oi, Vivo e Nextel vão cancelar as linhas pré-pagas dos usuários que não se adequarem.
A iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem o objetivo de inibir ações fraudulentas a partir do uso de chips pré-pagos cadastrados com dados adquiridos de maneira irregular.
Isso porque a lei atual exige apenas que as operadoras tenham nome e CPF dos usuários das linhas. Contudo, não é muito difícil conseguir essas informações e usar para cometer crimes virtuais como golpes no WhatsApp.
O início dessa ação seria no dia 24 de junho, mas foi prorrogada para 5 julho. Deve se informar quem receber uma mensagem de texto (SMS) falando sobre a necessidade da atualização do cadastro.
Nesse caso, o usuário tem até 30 dias, a partir do envio da mensagem, para entrar em contato com a operadora por meio do atendimento telefônico. Será necessário informar dados como CPF, endereço completo com CEP, entre outros itens que não tenham sido preenchidos anteriormente.
Cancelamentos começam em Goiás
Nessa primeira fase, apenas os números irregulares do estado de Goiás serão cancelados, ou seja, aqueles com DDD 62.
No entanto, a partir do dia 31 de julho a ação passa para mais estados. São eles: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantis, Santa Catarina, além do Distrito Federal.
Na terceira etapa, as demais localidades serão afetadas. Ela está prevista para o dia 2 de setembro.
Quer um plano pré-pago cheio de vantagens? Conheça as opções do TIM Pré TOP!
Cadastro muda a partir em 2020
Para evitar novos problemas, uma segunda onda da ação deve acontecer a partir de março de 2020, quando um novo modelo de cadastro começará a ser implementado em todas as ativações de linhas pré-pagas do Brasil.