The Turing Test – Review
Confira review do jogo de ficção científica que aborda a inteligência artificial
Desenvolvido pela Bulkhead Studios e publicado pela Square Enix, The Turing Test é um jogo basicamente de puzzles, que discute a personalidade chocando-se com a lógica, disponível para versões Xbox 360 e Consoles.
A história
Ava Turing é uma engenheira da Agência Espacial Internacional (AEI) que acorda de seu sono criogênico de repente e descobre que há 20 dias perdeu contato com a equipe na Terra. Ela se vê em Europa, estação de pesquisa da AEI localizada em uma das luas de Júpiter.
Tom, uma persona formada por inteligência artificial, é quem avisa a Ava sobre os problemas e o jogador precisa ajudar ambos a descobrirem o que está causando essa perda de contato com os demais pesquisadores.
É nesse momento que entram os puzzles. Resolvendo-os, os personagens conseguem seguir adiante na investigação. Para quem gosta de um bom quebra-cabeça, The Turing Test é o jogo ideal.
A jogabilidade
Cada objeto que Ava consegue revela uma parte do que realmente aconteceu com a estação espacial, e todos eles estão ligados ao passado das pessoas que já o tocaram, ou seja, pessoas que estavam presentes na estação antes de acontecer um remanejamento de salas. Daí vem o grande quebra-cabeça.
Existem também alguns áudios compartilhados entre a antiga tripulação que os jogadores conseguem ouvir com a personagem principal que revelam muito do que aconteceu antes da grande catástrofe. Mas é preciso ter muita atenção: para pegar todas as informações é preciso ter um inglês muito afiado, já que não existe legenda no jogo.
O jogo faz as pessoas pensarem sobre um tema bem polêmico e muito próximo da nossa realidade de hoje: as máquinas podem pensar? Podem conviver junto à máquinas com inteligência quase ou semelhante à inteligência humana? O jogo traz uma narrativa que debate questões éticas e morais de um futuro que talvez nem seja tão futuro assim.
Junto à Tom e Ava, prepare-se para questionamentos no melhor estilo Matrix, e prepare-se para um dos melhores jogos puzzles que já criaram para Xbox 360 e Consoles.