icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Xbox

Surviving Mars – Review

Já pensou em ser o maior responsável pela colonização do Planeta Vermelho?

Um game de RTS com bom nível de complexidade, Surviving Mars coloca o jogador como o grande responsável por todos os detalhes da colonização de Marte.

Assim, uma série de decisões devem ser tomadas antes mesmo do personagem ser enviado ao Planeta Vermelho. E elas continuam chegando a todo momento. Escolha da agência espacial que vai financiar o programa, construção da estrutura para receber os primeiros habitantes, gestão dos recursos da nova comunidade, resolução de crises causadas por fatores externos… Tudo isso fica na mão dos jogadores.

Surviving Mars tem tudo o que os fãs de estratégia adoram, já que cada passo pode ter uma consequência para a nova colônia. Mas também exige um pouco de paciência para buscar as soluções e descobrir as ferramentas disponíveis. Contudo, quem curte o estilo já está acostumado com esse esquema de jogo.

 

Assine o Xbox Game Pass e tenha acessos a centenas de jogos para Xbox One.

 

Surviving Mars no Xbox Game Pass

 

O jogo Surviving Mars já está disponível na plataforma Xbox Game Pass, serviço da Microsoft que oferece acesso a centenas de jogos para Xbox One. Outros títulos que fazem parte do plano são Monster Hunter: World, The Surge e Resident Evil 5.

É legal lembrar que o Game Pass ganhou uma versão turbinada o Xbox Game Pass Ultimate, que junta o catálogo de jogos e as vantagens do Xbox Live Gold. A melhor opção para quem quer os recursos completos do Xbox One.

 

A caminho de Marte

 

O primeiro passo de Surviving Mars é definir o personagem e a empresa financiadora do projeto. Aqui já é possível indicar alguns caminhos para o restante da jornada. Após as escolhas iniciais, o jogador é, de fato, enviado para Marte.

Uma vez no Planeta Vermelho, a missão é preparar as colônias que vão receber os novos habitantes. Todas as ferramentas iniciais estão disponíveis, como itens para produção de energia elétrica, fontes de concreto e etc. Para colocar a mão na massa, o jogador tem a ajuda de algumas máquinas e robôs. De uma maneira ou outra, eles vão te acompanhar por todo o game.

É nesse ponto que a estratégia fica mais presente, já que é preciso decidir como as redomas serão construídas e outras questões de infraestrutura. Sem esquecer, claro, de fontes de alimentação, energia, água, oxigênio e tudo o mais que é necessário para sobrevivência.

As mecânicas de Surviving Mars não ajudam a deixar essa missão mais simples. Embora o game tenha alguns tutoriais e dicas básicos, o jogador precisa explorar bastante para encontrar algumas soluções. Esse ritmo segue por todo o game, então vale ter paciência.

 

Novos moradores, novos problemas

 

O trabalho não acaba com a construção da estrutura. Muito pelo contrário. Agora, chegou a hora de escolher os novos habitantes de Marte. Pois é, essa decisão também cabe ao jogador, que seleciona os colonos de acordo com características como profissão e habilidades. O ideal é que cada um tenha meios de atuar no crescimento e no fortalecimento da colônia.

Nesse ponto, o jogador começa a acumular as funções, o que deixa o jogo mais dinâmico e desafiador. Ao lado da gestão de toda sas estruturas, geradores e recursos, você também precisa cuidar de outros detalhes que fazem parte da vida em sociedade.

Afinal, os habitantes de março também querem lazer, diversão e comércio. Mas sem esquecer de conforto, energia, alimentação, produção dos recursos e, bem, oxigênio. Pode acreditar que eles terão algumas solicitações.

Ah, sim, oferecer o suficiente para que todos ali mantenham a saúde mental em dia é bem importante. Cabe ao jogador manter todo esse novo mundo em funcionamento, sem matar toda uma colônia.

Quem não está acostumado com o estilo, pode achar Surviving Mars um pouco lento. Mas esse ritmo faz parte do game, onde planejamento é indispensável. Após pegar as manhas, e até se apegar a sua colônia, Surviving Mars garante algumas boas horas de diversão.

voltar para o top