Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Smartphones

Sony Xperia Z5 – Review

O dispositivo flagship da Sony traz para o mercado sensores fotográficos, hardware atualizado e bateria com boa duração.

Sony mantém tradição de lançar nova geração de smartphones top de linha a cada ano. Em 2015 foi a vez do Xperia Z5, um dos modelos da fabricante que se destacaram no mercado cheio de marcas competitivas. O aparelho deixou a concorrência para trás com uma combinação de sensores fotográficos excelentes, hardware atualizado e software que privilegia a duração da bateria.

O flagship da Sony inclui chipset Snapdragon 810 revisado, 3 GB de memória RAM e 32 GB de capacidade interna de armazenamento e preço de R$ 1.155 no e-commerce.

 

Os melhores smartphones do mercado estão na loja online da Claro! Confira as ofertas e garanta já o seu!

 

Design

 

O Xperia Z5 é uma evolução da linha Xperia Z da Sony e pode ser considerado o oitavo modelo da linha de dispositivos flagship lançados pela fabricante japonesa desde 2013. O smartphone manteve a linguagem de design Omnibalance.

Com relação ao design, a principal diferença do Xperia Z5 para os antecessores está no botão Power. O item deixou de se destacar na parte lateral para inclusão de um sensor de impressões digitais. O objetivo da funcionalidade é melhorar processos de autenticação e aumentar a segurança do dispositivo.

O layout do Xperia Z5 se parece mais ao do Xperia Z2 do que com o Xperia Z3 ou Xperia Z3+. Apesar das bordas arredondadas, a Sony apostou num design mais angular para o smartphone.

A opção de design da marca resultou num aparelho que não escorrega tão facilmente das mãos. No entanto, o formato tem pontos negativos: o principal deles é o desnível entre a lateral e a superfície traseira. O detalhe incomoda e oferece bem menos do que se espera da Sony em matéria de design.

Vidro fosco na parte traseira e linhas retas deixam pouco espaço para a diversão em seu visual. Embora isso resulte em conforto, a novidade no aparelho não se encaixa tão bem na mão quanto os smartphones que optam por acabamentos mais arredondados, como o Galaxy S6, o Moto X Force ou o LG G.

O botão liga/desliga do aparelho surpreende com um formato mais largo e achatado. O motivo da mudança no design do botão, que nas gerações anteriores era arredondado, é por conta do leitor de impressões digitais, uma das principais novidades do Xperia Z5. 

O flagship da Sony é resistente à ação da água e da poeira, assim como os demais modelos da linha Z. A fabricante também optou pela presença de apenas uma tampa lateral para proteção dos cartões SIM e micro SD. 

 

Câmera

 

A câmera do Xperia Z5 chama a atenção com o sensor Exmor de 23 megapixels. O sensor garante o registro de imagens em alta qualidade até mesmo em ambientes com pouca luminosidade.

De acordo com a Sony, o sistema de foco do aparelho é capaz de detectar objetos em 0,03 segundo. O foco funciona de maneira quase instantânea e é um opção interessante no momento de registrar objetos em movimento.

A fabricante incluiu nas configurações uma série de controles manuais que permitem que o usuário escolha o ISO, o tempo de exposição e até mesmo o balanço de branco de uma cena. 

 

Tela

 

O Xperia Z5 possui tela de 5,2 polegadas com resolução 1080p, a mesma adotada pela Sony desde o lançamento do Xperia Z2. No entanto, uma mudança feita no brilho do display surpreende: agora o brilho chega a 700 nits.

Quando o assunto é tela, a companhia japonesa acertou ao dar uma abordagem mais conservadora a seu novo smartphone, com a vantagem de um consumo controlado de bateria.

 

Hardware

 

No interior do Xperia Z5 a Sony instalou o Snapdragon 810. O chipset é considerado o mais poderoso da Qualcomm. Além disso, o aparelho possui 3 GB de RAM, o que melhor sua performance na execução de qualquer aplicativo. Isso inclui redes sociais, programas de e-mail e até mesmo jogos considerados pesados, como: Mortal Kombat X e Asphalt 8.

O ponto negativo do Snapdragon 810 é o aquecimento excessivo. Após alguns minutos de jogo ou depois de usar o recurso de gravação em resolução 4k, a temperatura do dispositivo chega a quase 50° C.

 

Software

 

A Sony optou por lançar o Xperia Z5 com o Android Lollipop. A empresa também fez uma aposta em pequenas mudanças no sistema operacional da Google. Trouxe também alguns aplicativos proprietários, como o reprodutor de músicas e o app do PlayStation. 

 

Bateria

 

O Xperia Z5 tem ótimo desempenho no quesito bateria. Usado para enviar mensagens, acessar redes sociais ou assistir a poucos vídeos, o dispositivo pode passar até dois dias longe da tomada. 

A ressalva fica por conta do chipset Snapdragon 810, que faz com que o aparelho consuma energia de forma exagerada quando seu potencial é exigido ao máximo.

 

Agora que você já sabe tudo sobre o Sony Xperia Z5, confira as ofertas de smartphones top de linha na TIM e garanta já o seu!

voltar para o top