Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Review

Sony Xperia XA1 – Review

Smartphone Sony garante bons recursos básicos para o dia a dia.

Lançado em 2017, o smartphone Sony Xperia XA1 fazia parte dos modelos mais avançados da fabricante. Mas de lá para cá, as exigências mudaram bastante. Atualmente, ele pode ser considerado um smartphone intermediário com recursos mais simples.

Contudo, o Xperia XA1 se mostra uma boa alternativa para quem procura um celular com custo mais baixo, mas sem deixar de lado bom desempenho nas tarefas usuais. E o melhor é que o modelo faz parte da categoria de celular de até R$ 1.000.

Vale saber que, se você prefere investir em recursos um pouco mais avançados, uma boa opção da Sony é o Xperia XZ2, de categoria superior.

 

Encontre mais smartphones por até R$ 1.000 na loja online da Claro e aproveite as promoções da operadora!

 

Antes de fazer a sua escolha, conheça os detalhes do smartphone Sony Xperia XA1:

Desempenho para atividades do dia a dia

Esse Sony Xperia trabalha com processador octa-core MediaTek MT6757 e memória RAM de 3GB. Com isso, o smartphone consegue lidar bem com tarefas usuais, como navegar em sites e redes sociais, exibir vídeos em streaming e, claro, abrir mensageiros online e até uns joguinhos mais leves.

Porém, atividades mais exigentes, como edição de fotos e jogos elaborados, podem não apresentar bom desempenho.

Seu armazenamento é de 32 GB, dentro do mínimo esperado da categorias atualmente. É suficiente para baixar alguns aplicativos e ainda salvar fotos e vídeos. Caso você precise de mais espaço para arquivos, pode colocar um cartão de memória.

Além do slot de cartão, o Xperia ZA1 também apresenta entrada para um segundo chip. Logo, você pode usar dois planos de celular no mesmo aparelho.

O sistema operacional é o Android 7 Nougat. Embora não seja exatamente “defasada”, essa já é uma versão antiga. Sendo assim, algumas atualizações de aplicativos podem não estar disponíveis. Mas, se isso te atrapalhar, você pode fazer um upgrade para o Android 8 Oreo. 

Câmeras simples, mas não decepcionam

Esse não é um smartphone focado em seus recursos para fotos, nem mesmo em comparação a outros modelos lançados na mesma época. 

Todavia, a câmera traseira de 23 MP se sai bem nas fotos feitas em espaços bem iluminados. A câmera frontal, de 8 MP, também não faz feio nas selfies. Mas não espere por muitos recursos.

 

Quer comprar um smartphone intermediário mais recente? Veja os modelos disponíveis na loja online da TIM!

Tela de 5 polegadas com definição HD

Lançado antes da febre dos smartphones com tela grande,  Sony Xperia XA1 tem display de tamanho bem mais modesto, com 5 polegadas. É uma boa alternativa para quem prefere navegar em telas menores.

Embora não tenha muita riqueza de detalhes, a visualização de fotos e vídeos é confortável, com definição HD de 1280 x 720 pixels. 

O aparelho tem estrutura traseira em plástico e tela com proteção Gorilla Glass 4, que ajuda a evitar arranhões. Suas dimensões são de 145 mm x 67,8 mm x 8 mm, com peso de 143 gramas.

Bateria mais baixa do que a média

Nem todos os smartphones intermediários postam em alta duração de bateria. Porém, o Xperia XA1 trabalha com capacidade de 2.300 mAh, menos do que os 3.000 mAh vistos em modelos similares.

Por isso, esse é um smartphone indicado para quem não usa muito as funções e aplicativos do celular ao longo do dia. Claro que você pode acessar redes sociais e trocar mensagens normalmente, mas sem exageros. Em todo caso, para resolver esse problema é só andar com o carregador sempre por perto.

voltar para o top