Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas

Smart TV Full HD e 4K: entenda as principais diferenças e vantagens de cada modelo

A diferença básica é em relação à resolução de imagem.

Com a popularização de aplicativos conteúdo on demand, investir em uma Smart TV se mostra um ótimo negócio. Afinal, com esses aparelhos podemos ver a programação de canais da TV aberta e da TV por assinatura ou acessar os nossos aplicativos de filmes e séries preferidos, sem precisar pegar o computador ou o smartphone.

Mas, na hora de comprar uma Smart TV, pode surgir a dúvida se é melhor comprar um modelo Full HD ou 4K. Na verdade, a diferença entre uma Smart TV Full HD e uma Smart TV 4K é a definição de imagem.

Nas Smart TVs Full HD, a definição é de 1920 x 1080 pixels, enquanto as TVs 4K apresentam 2840 x 2160 pixels. Ou seja, resolução quatro vezes maior do que os modelos Full HD. Assim, as Smart TVs 4K ganham em qualidade de imagem, com cores e contrastes mais nítidos e maior riqueza de detalhes.

 

Para curtir filmes e séries online, o ideal é investir em uma boa conexão de internet banda larga. Encontre o melhor plano para você!

 

Mesmas funções de acesso à internet

 

Apesar da diferença de qualidade de imagem, uma Smart TV Full HD e uma Smart TV 4K oferecem as mesmas funcionalidades principais em relação ao conteúdo online. Ou seja, ambas podem acessar aplicativos de streaming como Netflix, Youtube, Globo Play, HBO Go, Telecine Play e apps de música, como Spotify, entre outros.

A compatibilidade com esses aplicativos até podem variar, mas isso tem depende da marca e do modelo da Smart TV e seu respectivo sistema operacional. Contudo, atualmente a maior parte das Smart TVs é compatível com os apps mais populares, como Netflix e Youtube. Mesmo assim, vale a pena ficar de olho nesse ponto.

 

Garanta a máxima velocidade e estabilidade de conexão com o Oi Fibra e aproveite a melhor experiência na sua Smart TV!

 

Vantagens e desvantagens da Smart TV 4K e da Smart TV Full HD

 

Normalmente, as TVs 4K têm um custo mais alto. Além disso, para aproveitar a melhor definição de imagem é preciso que o conteúdo seja produzido em 4K. 

Mas cada vez mais plataformas investem nesse tipo de tecnologia. Por exemplo. Netflix, Globosat Play, Net NOW e Youtube são algumas das plataformas que já oferecem conteúdo em 4K. Sem esquecer dos jogos de videogames dos consoles compatíveis.

Tudo bem, o 4K ganha pontos em riqueza de detalhes e até fidelidade de cores. Porém, as imagens das Smart TVs Full HD, mesmo com menor resolução, também garantem qualidade muito boa, além de ser compatível com uma quantidade maior de conteúdos. Pode acreditar que você não vai ter problemas por conta da definição.

Outro ponto importante é que, em modelos com menos de 50 polegadas, a diferença é quase imperceptível. Então, se você vai comprar uma Smart TV menor do que esse tamanho, pode encontrar Smart TVs mais baratas com imagem Full HD. 

Já nas TVs a partir de 50 polegadas, nas quais as melhorias da definição 4K ficam mais evidente, vale considerar se a altíssima qualidade de imagem é uma prioridade para você.