Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Dicas e curiosidades

Serviço de streaming de música: descubra o que é

Serviço web elimina a necessidade de baixar músicas.

Os serviços de streaming de música nada mais são do que a venda de música em formato digital. Aliás, não só a venda, como também a forma de consumir. Só no Brasil, essa forma de ouvir música já passou a forma física três vezes.

As plataformas de streaming de música faturam por meio da cobrança de assinaturas e com propagandas. Se você não for assinante, não vai conseguir ouvir nenhuma música sem uma propaganda no meio. 

Agora, quanto à publicidade, eles ganham tanto nesses anúncios durante as músicas, quanto na divulgação de novas músicas ou álbuns, em parceria com os artistas. 

Hoje, todos os streamings de músicas já estão disponíveis no Brasil: Spotify, Deezer, Apple Music, Google Play Music, Napster, Groove Music e Tidal. Os mais populares por aqui são Spotify e Deezer, sendo o segundo o que possui o maior acervo de músicas disponíveis.

Segundo relatório anual da Pró-Música Brasil, esses aplicativos tiveram crescimento de receita de 52% só em 2016, em comparação com 2015. 

Características do streaming de música

Como ter as músicas divulgadas nas plataformas?

É preciso ser licenciado e ter suas obras registradas com uma gravadora, uma distribuidora ou uma agregadora. A plataforma paga à distribuidora, que paga aos artistas. Sendo que os valores podem variar de um contrato para outro.

Como realizar o pagamento da plataforma?

Para os usuários das plataformas, o pagamento é via cartão de crédito e os valores variam, mas não costumam passar dos R$ 30,00 mensais para ter todos os acessos. Geralmente a assinatura é feita por R$ 18,00. 

Dá para ouvir músicas offline?

Sim. Você apenas precisa fazer download, na própria plataforma, das músicas ou pastas que você quer ouvir sem internet.

Quais tipos de música e de artistas estão disponíveis?

Todos os tipos. Como o acervo dessas plataformas é gigante, você encontra todo tipo de artista e todo estilo musical.

Segundo as próprias plataformas, 70% de seu faturamento vai para pagamento de direito autorais.

As diferenças entre elas ficam entre usabilidade, preço e acervo de músicas.

A Deezer fez parceria com a Tim e agora está disponível, de graça, nos principais planos de telefonia da operadora. Conheça e contrate o TIM BLACK!

voltar para o top