Vivo

Saiba como fazer ligações de longa distância com o DDD Vivo

É muito importante saber o código da operadora

Já é automático: você pega o celular, digita o número e pronto, espera alguém atender sua ligação. Mas isso só serve para chamadas locais, aquelas que realizadas para números de um mesmo código de área.

Para ligações interurbanas, é um pouquinho diferente. Precisar do código e área, ou seja, do DDD da região, não é novidade. Mas também é preciso incluir o código da operadora.

Cada uma das operadoras do Brasil trabalha com um código diferente, formado por dois dígitos. Normalmente, ao realizar ligações interurbanas com esse código, você tem tarifas mais baratas ou mesmo ligações liberadas, dependendo do plano.

O código da operadora Vivo, por exemplo, é 15. Ou seja, para fazer ligações de longa distância com um celular Vivo, você deve discar:

0 + 15 + DDD + número (fixo ou móvel)

Para chamadas à cobrar, é só colocar o 9 na frente:

9 + 0 + 15 + DDD + número (fixo u móvel)

Tarifas das ligações interurbanas com o DDD Vivo

Cada um dos planos de celular e pacotes da Vivo apresenta um tipo de tarifação diferente, inclusive para chamadas interurbanas.

Se você costuma ligar com frequência para números de telefone de cidades ou estados diferentes do seu, é válido pesquisar.

Alguns planos Vivo Pós ou pré pagos da Vivo incluem ligações ilimitadas para chamadas interurbanas, seja para telefones fixos ou móveis. Ou seja, você pode falar o quanto quiser sem gastar sua franquia de minutos. Dependendo do plano, isso pode valer para números de qualquer operadora ou só outros telefones Vivo. É importante ficar atento para escolher o plano certo.

Já nos planos controles da Vivo, você só encontra opções de ligações interurbanas ilimitadas para telefones fixos ou outros números da Vivo. Nesse caso, você pode comprar pacotes avulsos para ligações para outro DDD, com tarifas mais baixas por cada minuto de conversa.

Por isso é tão importante saber qual o código da operadora. É esse número que garante as vantagens informadas no seu plano.

Chamadas de telefones fixos também usam código da operadora

Essas dicas para realizar ligações de longa distância com DDD Vivo também vale para linhas fixas da operadora. Assim, se você vai realizar uma chamada interurbana de um telefone fixo Vivo, siga a mesma ordem:

0 + 15 + DDD + número do telefone (fixo ou celular)

E não deixe de procurar os planos de telefonia fixa mais indicados para quem costuma ligar muito para outras cidades e estados do Brasil, ok?

O mesmo vale para chamadas internacionais

Para fazer ligações internacionais, você vai precisar incluir o código do país (DDI) e da cidade de destino, além de um 0 extra. Nesse caso, a ordem é essa:

00 + 15 + Código do País (DDI) + Código da Cidade + Número de telefone (fixo ou celular)

Normalmente, chamadas internacionais não fazem parte dos planos de minutos das operadoras. Mas você pode procurar por pacotes especiais para essa finalidade, com tarifas mais em conta. Sempre usando o código da operadora de seu telefone móvel ou fixo, não esqueça.

E quando eu estou fora da minha cidade ou estado?

Muitos dos planos Vivos incluem Roaming Nacional sem custo. Isso quer dizer que você não paga uma taxa extra quando estiver em outro estado e receber chamadas.

Mas, ao realizar chamadas do seu celular enquanto você está em outra cidade, também é preciso colocar o código da operadora e DDD. Inclusive na hora de ligar para números que tenham a mesma origem que o seu.

Digamos que você more no Rio de Janeiro, e tenha em celular Vivo com esse código de área, ou seja, DDD 21. Se você viajar para São Paulo e for ligar para outro telefone do RJ, deve seguir a ordem das chamas interurbanas: 0 + 15 + 21 (Código da área) + número do telefone (fixo ou celular).

Nesse caso, vale conferir com a Vivo como é cobrada essa tarifa de acordo com seu plano.

Qual a diferença de Código da Operadora, DDD e DDI

Vamos por portes. O Código da Operadora, que no caso da Vivo é 15, é o número que indica por qual operadora aquela chamada interurbana ou internacional será realizada. Por isso que cada um das operadoras brasileiras têm um código diferente.

O DDD já é um velho conhecido, pois sempre foi usado em chamadas interurbanas. Abreviação para Discagem Direta à Distância, é aquele código formado por dois dígitos que identificam as cidades de destino do telefone que vai receber a chamada.

Por exemplo, na cidade de São Paulo, o DDD é 11. No Rio de Janeiro, o DDD é 21. Em Salvador, o DDD é 71. Esse número pode variar até entre municípios. Campinas, município perto de São Paulo, usa o DDD 19.

Finalmente, o DDI, Discagem Direta Internacional, é o número que permite, como o nome diz, as chamadas diretas entre telefones de países diferentes. Aqui no Brasil, o DDI é 55. Nos Estados Unidos, é +1.

Esses sistemas de DDD e DDI permitem que, ao discar o número, você indique qual o país e a cidade daquele telefone para o qual você está ligando.

Deixe um comentário

avatar