Curiosidades

Para que serve o Roaming de dados ?

Grande vilã para alguns usuário, entenda melhor sobre a opção de roaming de dados

Você provavelmente já se perguntou o que significa a opção “Roaming de Dados” do seu Smartphone. Essa é uma dúvida recorrente e, por vezes, muitos clientes de operadoras habilitam ou desabilitam sem entender do que se trata.

Vista como vilã por alguns usuários, a opção Roaming de Dados é um conceito relacionado à troca de dados. Na verdade, é o envio e recebimento desses dados via redes fora do serviço de área coberta por sua operadora.

Ao viajar para outro país, por exemplo, sua operadora “pega emprestado” o sinal da operadora local, permitindo que você possa usar seu celular como se estivesse em sua própria rede, mas utilizando a área de serviço da empresa telefônica local.

Essa troca de dados é possível devido à um acordo de roaming assinado entre as operadoras, onde cada uma delas define as condições e estruturas que seus clientes usarão.

Embora o serviço seja instantâneo, permitindo conectar-se à outras redes de forma automática, é necessário ter cuidado com sua utilização, já que existem custos referentes ao uso, variando de acordo com o plano de dados que sua operadora definiu.

Geralmente os custos da utilização de roaming de dados são bem altos, mas alguns pacotes oferecem o serviço de graça. Por isso, antes de fazer qualquer viagem para o exterior, entre em contato com sua operadora e peça os detalhes do seu plano de dados. Uma simples ligação pode evitar grandes dores de cabeça com sua conta telefônica no fim do mês.

 

Deixe um comentário

avatar