SMS

Você conhece o Rich Communications Service (RCS) ?

É um novo jeito de enviar SMS que está chegando

A tecnologia do SMS foi muito comemorada quando chegou em sono brasileiro, sendo um meio de comunicação rápido, alternativo e barato, já que as ligações tinham um custo bastante elevado no início.

Em meados dos anos 2000, o SMS se popularizou, assim como os aparelhos celulares, mas a troca de mensagens ainda era cara e feita como uma troca de e-mails, por exemplo, onde você diz exatamente o que quer em uma só mensagem.

Com o passar dos anos e a popularização da internet móvel, aplicativos de troca de mensagens foram criados, como o Whatsapp ou Telegram, onde você poderia enviar quantas mensagens quisesse, sem gastar nada do seu plano de operadora, além de ter uma interação direta, sendo possível observar quando seu contato estava online e o momento em que visualizou sua mensagem.

Este dinamismo fez com que o velho SMS ficasse defasado e caísse em desuso, sendo usado apenas para comunicados de operadoras, propagandas e outras informações, mas a troca de mensagens pessoais foi dominada por aplicativos de smartphones.

O RCS é, basicamente, uma evolução do SMS tradicional. Ele traz os elementos mais populares dos aplicativos de mensagens online, como a criação de grupos, emojis animados, bem como informações de quando seu contato esteve online pela última vez e se visualizou a mensagem enviada por você.

O grande diferencial do RCS, no entanto, é a possibilidade de fazer essa troca de mensagens sem utilizar a internet. Usa-se apenas seu plano de operadora tradicional, se tornando uma saída para pessoas que reclamam constantemente da área de cobertura de sua internet, já que, em escala ampla, a área coberta pelo sinal de ligações é bem maior que a cobertura de 3G ou 4G.

Os smartphones mais modernos e com sistema operacional Android já são vendidos com o RCS. Os mais antigos, provavelmente terão o serviço incluso em atualizações futuras.

Quanto aos usuários de iPhone, até o momento, a Apple ainda não se pronunciou quanto ao uso do RCS, porém, a lógica é que a empresa da maçã se adeque à novidade com o passar dos meses.

Deixe um comentário

avatar