Retrospectiva 2019: as notícias de tecnologia que marcaram o ano
Smartphones dobráveis, conexão 5G, concorrência entre plataformas de streaming… Lembre as principais notícias de 2019.
O ano de 2019 foi marcado pela chegada de várias novidades na tecnologia. Algumas delas, como a internet 5G e os smartphones dobráveis, prometem ditar as tendências dos próximos anos.
Também não podemos esquecer o aumento da competitividade entre as plataformas de streaming. Serviços de peso, como Disney Plus e HBO Max, estão prontos para brigar com as já consolidadas Netflix e Amazon Prime Video.
Além disso, mudanças no visual dos apps, o retorno da fabricante chinesa preferida do Brasil e, claro, o lançamento de modelos avançados que se tornaram sonhos de consumo de muita gente.
Veja algumas das principais notícias de tecnologia que marcaram 2019:
1 – Smartphones dobráveis
Depois de muitas expectativas, 2019, finalmente, viu a chegada dos smartphones dobráveis ao mercado. Tudo bem que nem tudo saiu como o esperado. Quem não lembra das dificuldades que a Samsung teve com o Galaxy Fold original?
Entretanto, após muitos ajustes, a empresa sul-coreana parece ter encontrado o caminho, e já promete a chegada do Galaxy Fold 2 para 2020.
A chinesa Huawei também entrou na briga, com o Mate X. E, para surpresa de muita gente, até a Motorola, que costuma apostar em celulares mais modestos, lançou seu próprio smartphone dobrável. O Motorola RAZR 2019 trouxe de volta o visual em flip do Moto V3, um dos modelos antigos de maior sucesso da marca.
2 – Internet 5G
A conexão 5G, evolução do 4G, está cada vez mais próxima do público geral. Quer dizer, no Brasil ela ainda pode demorar um pouquinho. Mas as operadoras TIM, Vivo, Claro e Oi já investem alto em pesquisas que buscam aproveitar todas as possibilidades da nova rede móvel.
Além disso, as fabricantes de smartphones já começaram a anunciar seus aparelhos compatíveis com a rede, principalmente nos países em que o 5G deve chegar primeiro.
3 – Plataformas de streaming
Já se foi o tempo em que a Netflix era a única opção para ver filmes e séries em streaming. No Brasil, a empresa já enfrenta concorrência da Amazon Prime Video e de serviços de canais abertos ou fechados, como Globoplay, Telecine Play e HBO Go.
Lá fora, o mercado viu a chegada da Disney Plus, com catálogo recheado de títulos e franquias de sucesso. Em breve, outra gigante promete movimentar as escolhas do assinante. A HBO Max vai juntar produções originais e já consagradas de gigantes como HBO e Warner.
4 – Linhas Galaxy S10, Note 10 e Galaxy A 2019
O dobrável Galaxy Fold pode até ter dado problemas para a Samsung. Em compensação, as demais linhas da fabricante foram sucesso total. Os avançados Galaxy S10 e Galaxy Note 10 apareceram entre os tops de linha preferidos do público.
Outro acerto foi a linha Galaxy A 2019, com várias opções de smartphones intermediários dos mais simples aos premium. Para ter uma ideia, o Galaxy A50 ficou entre os smartphones mais procurados do ano. É claro que a Samsung já está trabalhando na nova linha Galaxy A 2020, que deve chegar com câmeras mais evoluídas e design renovado.
5 – iPhone com câmera tripla
Finalmente, a Apple entrou na era das câmeras triplas. O iPhone 11 Pro marcou a chegada da tecnologia à fabricante e, como sempre, em alto estilo.
Com mais recursos de câmera, altíssimo desempenho, um novo sistema operacional e tela de excelente qualidade de imagem, o iPhone 11 Pro fica, facilmente, entre os melhores smartphones de 2019.
6 – Modo Noturno
O Modo Noturno, aquele visual com cores mais escuras, que reduzem o cansaço visual e, em alguns casos, o consumo de bateria, também foi notícia em 2019.
Para começar, ele chegou como um dos destaques das novas versões do Android e iOS. Logo depois, foi a vez dos aplicativos começarem a apresentar a novidade em atualizações.
7 – Xiaomi no Brasil
Depois de alguns anos, a chinesa Xiaomi voltou oficialmente ao Brasil. Assim, ficou mais fácil, e mais seguro, investir em aparelhos como o Mi 9 e o Redmi Note 8 Pro, entre outras opções com bom custo/benefício.
8 – Fim do número de Likes no Instagram
Ao longo de 2019, as redes sociais e outras plataformas, como o YouTube, mostraram que estão mais preocupadas com o engajamento do que números absolutos.
O primeiro sinal foi o fim da exibição do número de Likes no Instagram. Já o YouTube mudou a exibição do número de assinantes de um canal e até as regras para contas verificadas.
Ao que tudo indica, essa é outra tendência que deve seguir pelo próximo ano.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!