Internet Banda Larga

Ranking de velocidade de internet banda larga

O avanço da internet aumenta a concorrência e faz crescerem as buscas pelo ranking de velocidade de internet banda larga. Veja qual a melhor operadora do país.

A definição do ranking de velocidade de internet banda larga pode ter algumas variações, já que as operadoras não conseguem manter a mesma qualidade em todo o Brasil. No entanto, algumas pesquisas são realizadas com frequência para definir qual é o melhor provedor de internet do país.

Em 2018, três importantes estudos foram divulgados a fim de estabelecer um ranking de velocidade de internet banda larga, além da satisfação dos clientes com relação aos serviços prestados.

Um deles é o da francesa nPerf, que constatou um aumento de 47% na velocidade média da banda larga no Brasil. Um pouco mais recente, a pesquisa da Ookla, desenvolvedora do aplicativo Speedtest, mostrou resultados bastante semelhantes.

Já uma pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), levou em consideração a satisfação dos clientes com itens como atendimento e velocidade para montar um ranking com as melhores operadoras de banda larga do Brasil.

A preocupação com a qualidade da internet banda larga vem se intensificando à medida em que os serviços avançam no país. Segundo dados da Anatel de abril de 2018, o Brasil já tem 30 milhões de contratos de internet fixa, crescendo 10% ante 2017.

Para te ajudar a definir qual operadora contratar, confira mais detalhes sobre os rankings de velocidade de internet banda larga de 2018, e saiba quais critérios foram utilizados para os estudos.

Net tem a banda larga mais rápida, segundo a francesa nPerf

Divulgado em julho de 2018, o estudo da nPerf mostrou que o Brasil tem uma velocidade média de 24,77 Mbps nos downloads feitos através das operadoras de banda larga. Esse número representa um aumento de 47% do registrado no período anterior.

O crescimento foi puxado pela Vivo, que conseguiu um incremento de 55% em sua velocidade de internet banda larga.

A pesquisa levou em consideração dados colhidos no primeiro semestre de 2018, e revelou ainda uma velocidade média de upload de 6,84 Mbps. Neste quesito, o avanço foi de 68% com relação ao período passado.

A nPerf também observou a variação da velocidade ao longo do dia, o que pode ser uma informação bastante relevante na hora de considerar qual operadora de internet banda larga contratar.

Nesse quesito, a Vivo e a Algar Telecom mostraram uma forte desaceleração na velocidade entregue durante a noite. As demais operadoras pesquisadas se mantém estáveis ao longo do dia.

Além disso, a nPerf mediu a latência das operadoras, ou seja, o tempo de resposta que, quanto menor for, melhor. A TIM foi a operadora com a menor latência, de 42,35 ms. Em seguida estão Vivo, com 56,43 ms, Net, com 57,32, Algar Telecon, com 58,73 ms, e Oi, que marcou 84,76 ms.

Para chegar a esses resultados, a nPerf oferece um teste de velocidade em seu site em páginas de parceiros, que colhem e armazenam as medições feitas pelos usuários. Depois, uma média com os números é feita para formar o ranking de velocidade de internet banda larga.

A fim de evitar fraudes, a nPerf descarta testes feitos repetidamente pelo mesmo usuário, além de outros números que possam resultar em um ranking impreciso. Confira o ranking de velocidade de internet banda larga da nPerf:

1. Net (33,49 Mbps)

2. Tim (28,56 Mbps),

3. Vivo (28,14 Mbps)

4. Algar Telecom (19,43 Mbps)

5. Oi (8,51 Mbps)

man wearing collared shirt using MacBook

Ranking de velocidade de internet banda larga da Ookla também tem net como vencedora

Desenvolvedora do aplicativo medidor de velocidade Speedtest, a Ookla já é bastante conhecida por divulgar rankings de velocidade de internet banda larga no Brasil.

Um estudo divulgado em agosto de 2018, que levou em consideração dados do primeiro semestre do ano, mostrou que a Net também é a operadora com a maior velocidade de banda larga do país, com velocidade de 33,60 Mb/s.

O número atingido pela Net é 55% acima da média de mercado, que é de 22,25 Mb/s. Neste report, a Ookla se ateve a divulgar a Net como a internet banda larga com a maior velocidade do país, mas não listou as operadoras que vêm em seguida.

Pesquisa da Anatel revelou percepção dos clientes sobre qualidade da banda larga

Com metodologia um pouco diferente, a Anatel divulgou um estudo em que levou em consideração dados levantados através de entrevistas feitas com clientes.

Os critérios foram a percepção da estabilidade das operadoras, a velocidade, o atendimento e a eficiência na hora de resolver problemas dos clientes. Com essa metodologia, a vencedora foi a Cabo Telecom, que atua no nordeste do país.

Os dados foram colhidos entre agosto e dezembro de 2017. Para apresentar os resultados, foram levadas em consideração somente as operadoras brasileiras que contam com mais de 10 mil clientes.

1. Cabo Telecom: 7,64
2. TIM Live – 7,54
3. Brisanet – 7,28
4. Sercomtel – 6,87
5. NET – 6,43
6. Algar – 6,39
7. Vivo – 6,38
8. Oi – 5,67
9. Sky – 5,38

Deixe um comentário

avatar