Dicas

Qual o pacote office ideal para você

Pacote inclui os programas e ferramentas mais famosos para edição de textos, planilhas e outros recursos

Os programas do Pacote Office são, praticamente, indispensáveis em notebooks e computadores. Afinal, os serviços da Microsoft incluem as ferramentas de edição de textos, planilhas e apresentações mais usados atualmente: Word, Excel e Power Point.

Mas, apesar da popularidade, muita gente não sabe que esses programas não estão inclusos no Windows. Ou seja, quando você compra um computador novo, ele não vem com essas ferramentas instaladas. Para ter acesso a esses serviços, é preciso adquirir um dos Pacotes Office disponíveis.

Isso pode ser feitos através de uma compra única ou de assinaturas mensais e anuais, de acordo com a versão do Pacote Office. Ah, sim, essa é outra informação bem importante. A Microsoft oferece diferentes opções, para que você escolha a mais adequada para o seu dia a dia.

Afinal, as necessidades de alguém que usa o Office no computador pessoal ou de uma empresa são bem diferentes. Então, nada mais justo do que você pagar pelas ferramentas que realmente vai usar.

Vale destacar que todas as opções de assinaturas do Office 365 incluem atualizações periódicas dos programas. Essa possibilidade não está disponível nos pacotes de compra única.

Sendo assim conheça as diferentes versões do Pacote Office e escolha qual a melhor para você:

 

Pacote Office para uso pessoal

 

As opções mais simples são aquelas destinadas ao uso pessoal. Normalmente, editar textos no Word, montar planilhas no Excel ou apresentações no Power Point são os recursos mais usados nesses casos. Mesmo assim, a Microsoft oferece algumas opções mais completas, como uma licença para diferentes usuários.

Dentro dessa categoria, o Office Home e Student 2019 é a alternativa mais em conta. A licença tem compra única e pode ser usada em um só dispositivo, seja notebook, PC ou Mac. É a opção ideal para quem só precisa mesmo dos programas básicos, já que esse pacote inclui os softwares Word, Excel e Power Point, além de uma assistência técnica para 60 dias. Após a compra, você pode usar os programas por quanto tempo quiser, mas eles não serão atualizados para novas versões.

Já a alternativa mais completa é o pacote Office 365 Personal. Nesse caso, é preciso fazer uma assinatura mensal ou anual pela licença, que pode ser usada por até seis pessoas.

Além dos indispensáveis Word, Excel e Power Point, o Office 365 Personal também inclui outros programas da Microsoft. O Outlook Express é usado para gerenciamento de contas de e-mails e contatos. Já o Publisher é uma ferramenta para diagramação eletrônica, enquanto o Access ajuda n gerenciamento de bancos de dados. Todos eles fazem parte do Office 365 Personal, quando instalados em computadores.

Outras vantagens dessa versão do Pacote Office incluem armazenamento em nuvem de até 1TB no One Drive e uma conta no aplicativo Skype. Só para lembrar, além da troca de mensagens de texto e chamadas de voz e vídeo, o Skype também permite que você faça uma ligação para um número de telefone.

E para quem gosta de estar sempre com acesso aos documentos mais importantes, uma boa notícia. O Office 365 Personal inclui acesso aos aplicativos instalados em tablets e smartphones.

 

Pacote Office para empresas

 

Já quem precisa usar os programas do pacote Office em uma empresas, deve optar por uma das opções próprias da categoria. Isso porque o tipo de licença para uso pessoal ou comercial são diferentes. Entretanto, as empresas também podem escolher entre diferentes alternativas, de acordo com a necessidade.

Nesse caso, o pacote mais básico é o Office Home e Business 2019, com licença comercial para um computador. A compra é única e inclui os programas Word, Excel, Power Point e OneNote para organização de tarefas e lembretes.

Cada licença dá direito ao acesso aos programas na área de trabalho, na versão Web ou em aplicativos instalados em dispositivos móveis.

Em seguida, o Office 365 Business inclui o programa Microsoft Access, para gerenciamento de banco de dados, e o Outlook. Sem esquecer dos indispensáveis Word, Excel, Power Point e OneNote. Nesse caso, é preciso fazer uma assinatura mensal ou anual para cada licença de funcionário, e a empresa tem assistência técnica 24 horas.

O pacote Office comercial mais completo é o 365 Business Premium. Além de todos os pontos da versão anterior, o Office 365 Business Premium também inclui ferramentas empresariais. Entre elas, estão serviços de e-mail comercial, serviços de site interno (intranet), ferramenta para reuniões online e videoconferências, compartilhamento de arquivos e comunicação entre a equipe e ferramentas para atendimento ao consumidor.