Internet Banda Larga

Qual a velocidade da minha conexão de internet? Faça o teste!

Descubra como é fácil saber qual é a velocidade da conexão de internet. Basta seguir o passo a passo e fazer o teste de velocidade!

Na hora de contratar um plano de internet banda larga, as operadoras oferecem diferentes velocidades. Mas você já deve ter se perguntado: qual a velocidade da minha conexão com a internet?

Isso porque as operadoras são obrigadas a entregar no mínimo 40% da velocidade contratada. Sendo assim, muitas vezes aquele pacote que você escolheu, não funciona com toda a velocidade esperada.

Entretanto, isso é muito comum, e geralmente não traz problemas ao usuário da internet. Até porque, não importa só a velocidade da conexão com a internet. Outras métricas também podem dizer muito sobre a qualidade da navegação. Entre elas estão o ping e o jitter, por exemplo.

Para descobrir qual a velocidade da conexão com a internet, entre outras informações, é muito fácil! Basta usar a ferramenta de Teste de Velocidade do Celular Direto.

A verificação pode ser feita tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, como celulares. Confira a seguir o passo a passo para saber qual a velocidade da conexão com a internet. Além disso, descubra o que significam outros resultados que interferem na qualidade da sua conexão.

Qual a velocidade da minha conexão com a internet? Descubra com o tutorial!

No menu superior do portal Celular Direto, selecione (smartphone) ou descanse o mouse (desktop) sobre “Internet Banda Larga”. Em seguida, escolha a opção “Teste de Velocidade”. Clique em “Iniciar Teste”.

Em poucos segundos, a ferramenta mede a velocidade da sua internet. São exibidos alguns resultados como velocidade de download, upload, ping e jitter.

Além disso, é possível descobrir qual é o seu endereço de IP. Também acontece a verificação de qual é a operadora de telefonia móvel ou provedor de banda larga que presta o serviço.

Geralmente, o mais importante é a velocidade de download, pois é esse número que representa o contratado com o provedor de banda larga. Isso, claro, no caso do uso da rede Wi-Fi.

Em celulares com um plano de telefonia móvel, a velocidade de download e upload vai depender da conexão usada no momento. Isso porque, dependendo da localização do usuário e da tecnologia usada pelo smartphone, a conexão pode ser 3G, 4G ou mesmo 4.5G. Cada tecnologia tem capacidade de atingir uma determinada velocidade.

O que interfere também é a cobertura das operadoras. Além disso, elas oferecem velocidades diferentes mesmo. Essa distinção deve-se a fatores como infraestrutura e tecnologias usadas pelas operadoras.

Entretanto, também é bom saber o que significam os outros resultados do teste de velocidade da conexão com a internet. Descubra a seguir.

O que é velocidade de download e de upload?

Ao navegar pela internet, trocamos dados com aplicativos e sites o tempo todo. Isso quer dizer que, tanto enviamos informações (upload), quanto recebemos (download).

Contudo, a quantidade de dados recebidos costuma ser superior a de enviados. Dessa forma, torna-se mais relevante saber qual é a velocidade de download.

Porém, quem precisa subir muitos arquivos, como vídeos para o YouTube, precisa ficar atento à velocidade de upload. Quanto maior ela for, mais rápidos serão carregados os vídeos, por exemplo.

O que é ping?

O ping também é bastante conhecido como latência. Essa é a métrica referente ao tempo de resposta, medida em milissegundos. O nome, na verdade, é a sigla para Packet InterNet Grouper.

Apesar do termo fazer alusão a um sonar, o ping só existe no meio digital. No entanto, tem praticamente a mesma função de um sonar: saber quanto tempo leva de um ponto ao outro.

Todas as vezes que você envia uma informação ou recebe, esses dados levam um certo tempo para trafegar. Esse tempo é o ping.

Quanto menor o ping, melhor, pois quer dizer que o intervalo de tempo entre enviar e receber informações é pequeno.

Contudo, a latência é um dado importante de se observar principalmente em algumas situações. Entre elas estão os jogos online. Para evitar o famoso “lag”, o ideal é que o ping seja bem baixo. Entretanto, como os servidores dos jogos costumam ficar fora do Brasil, pode ser alto o ping. O mesmo acontece na hora de assistir a vídeos por streaming, como na Netflix ou no YouTube, por exemplo.

O que é jitter?

Jitter é outra métrica ligada à velocidade da conexão com a internet que aparece no resultado do teste. No entanto, ela é a variação do atraso da entrega dos dado (latência).

Sendo assim, quanto menor for o jitter, também é melhor. É que, ele sendo baixo, quer dizer que há pouco atraso.

O que é IP?

Apesar da exibição número do IP no teste de velocidade da internet, essa não é uma informação difícil de se obter. Isso porque todos os equipamentos ligados à rede mundial de computadores contam com um código desses.

Na verdade IP, significa Internet Protocol. Cada computador ou celular, por exemplo tem seu próprio código. Ele serve para usar programas de acesso remoto, ou saber se o dispositivo está conectado diretamente à internet.

Deixe um comentário

avatar