Curiosidades

Qual a real velocidade do 4.5 g no Brasil

Operadoras vêm oferecendo internet 4.5G aos seus clientes. Mas você sabe qual a real velocidade da internet 4.5G no Brasil? Descubra!

O 4G ainda está em expansão no Brasil, e muitas pessoas continuam com dificuldade para usar a conexão. Apesar disso, as operadoras vêm falando frequentemente sobre o 4.5G. Mas você sabe qual a real velocidade do 4.5G no Brasil e se ela é melhor que o 4G?

De fato, o 4.5G consegue oferecer uma velocidade maior que o 4G. Contudo, também é mais estável. No entanto, esse não é um novo padrão, como a internet 5G, e sim uma atualização do 4G.

Enquanto algumas operadoras chamam de 4.5G, outras adotam nomenclaturas como 4G Max ou 4G+. Entretanto, são basicamente sinônimos para o LTE Advanced e LTE Advanced Pro.

Essa conexão só é possível por causa do desligamento do sinal da TV analógica, que aconteceu aos poucos no Brasil.

Assim como a velocidade de outras conexões, como 4G e 3G, a da 4.5G também engloba diversos aspectos. Contudo, para saber qual a real velocidade do 4.5G no Brasil, é preciso levar vários fatores em consideração. De início, é necessário entender como funciona o 4.5G.

A conexão necessita da junção de diferentes frequências. É como se várias frequências fossem unidas para formar uma nova.

Em uma analogia, funciona como se uma estrada tivesse apenas uma faixa no 4G. No 4.5G é como se ela fosse alargada, passando a contar com mais faixas. Dessa forma, os dados conseguem trafegar com mais velocidade, sem congestionamentos.

Contudo, a quantidade de faixas agregadas vai depender da infraestrutura de cada operadora. Cada empresa tem capacidade de agregar uma determinada quantidade de frequências. E isso está diretamente ligado à velocidade do 4.5G no Brasil.

No geral, as operadoras tendem a agregar três frequências: 2600 Mhz, 1800 Mhz e a 700 Mhz. Esta última era destinada ao sinal analógico de televisão. Entretanto, é possível chegar a até cinco faixas de frequência.

A seguir, descubra qual a real velocidade do 4.5G no Brasil e veja como está a cobertura da conexão no país.

Qual a real velocidade do 4.5G no Brasil?

Em tese, o 4.5G pode chegar a até 1 Gbps, o que representa um salto muito grande em relação ao 4G. Entretanto, é sabido que a velocidade potencial dificilmente é alcançada por uma conexão.

Sendo assim, para saber qual a real velocidade do 4.5G no Brasil, é preciso analisar alguns dados e pesquisas.

Como já citado, a velocidade do 4.5G vai depender de muitos fatores como cobertura da operadora e infraestrutura usada.

De acordo com a Claro, a velocidade real do 4.5G no Brasil gira em torno de 200 Mbps, podendo chegar a 300 Mbps. Além disso, podem haver picos de 400 Mbps!

Em comparação com o 4G, é uma boa diferença. Isso porque a tecnologia mais antiga atinge de 100 Mbps a 150 Mbps de velocidade.

Entretanto, a Claro estima que o 4.5G seja 10 vezes mais veloz que o 4G. A operadora foi a primeira a anunciar o uso da conexão 4.5G no Brasil.

Contudo, enquanto uma música de 30 MB leva 12 segundos para ser baixada em redes convencionais, no 4.5G o tempo médio é de 2 segundos, de acordo com a Claro.

Isso porque, ainda segundo a operadora, seu 4.5G consegue atingir uma velocidade de 200 Mbps. No 4G, essa média fica em 20 Mbps.

De fato, a média de velocidade do 4G é basicamente essa. Segundo um estudo da empresa britânica OpenSignal, o 4G no Brasil tem velocidade que gira em torno de 19,67 Mbps.

Vale lembrar que, para usar a internet 4.5G, é preciso que a operadora ofereça essa tecnologia. Além disso, é necessário ter um celular compatível com internet 4.5G para poder desfrutar da velocidade mais alta. No entanto, a cobertura do 4.5G é outro fator importante a ser observado.

O 4.5G está disponível em todo o Brasil?

Aos poucos, o 4.5G vai chegando a mais cidades brasileiras. E, claro, mais do que saber a real velocidade do 4.5G no Brasil, é preciso conhecer a sua cobertura.

De acordo com uma pesquisa da empresa especializada em telecomunicações Teleco, quase 1.700 cidades estão cobertas com 4.5G no Brasil. O estudo é de setembro de 2018 e mostra um forte crescimento com relação ao mês de março do mesmo ano: 420%.

Entretanto, segundo a Teleco, a operadora com a maior cobertura 4.5G no Brasil é a Vivo. A empresa está presente em 850 municípios com a velocidade. Já a Claro fica em segundo lugar com 828 cidades cobertas pelo 4.5G.

Contudo, outras operadoras também entram no ranking. Entre elas a TIM, com 4.5G presente em 604 cidades.

Apesar de ainda não estar em todo o Brasil, o 4.5G é uma boa alternativa até a chegada do 5G. A conexão, de fato, é uma nova tecnologia, que promete revolucionar o uso da internet.

Com maior velocidade e menor latência, o 5G vai possibilitar a popularização da Internet das Coisas (IoT). Dessa forma, vai ser mais fácil criar casas inteligentes, além de carros autônomos. A internet 5G deve chegar ao Brasil em 2020.

Deixe um comentário

avatar