Curiosidades

Qual a melhor resolução de tela para o celular

Quer comprar um celular com a melhor resolução de tela do momento? São poucos os modelos com display 4K vendidos no Brasil. Veja quais são e quanto custam!

A evolução dos smartphones é nítida. Todos os anos, as fabricantes trazem novidades em termos de processamento e câmera. Essas são especificações mais conhecidas pelos usuários. No entanto, você sabe qual a melhor resolução de tela para o celular?

Atualmente, o modelo com a maior resolução de tela vendido no Brasil tem display 4K (3.840 × 2.160 pixels). Porém, saber qual é a definição da tela do celular pode não ser o suficiente para definir a qualidade das imagens exibidas.

Isso porque outros fatores devem ser levados em consideração, como a tecnologia usada na tela. Contudo, um dos pontos mais importantes a serem observados é a quantidade de pixels por polegada (ppi).

Quanto maior a resolução de tela para o celular, maiores a chances de se conseguir uma alta densidade em ppi. No entanto, essa métrica depende são só da definição do display, mas também do tamanho dele.

Confira as linhas a seguir para entender melhor sobre como a densidade influencia na qualidade das imagens. Além disso, descubra qual a melhor resolução de tela para o celular e conheça alguns aparelhos.

Densidade (ppi) influencia na qualidade da tela do celular

Antes de explicar como funcionam os pixels por polegada (ppi), é necessário entender o que é um pixel. De maneira bem resumida, o pixel é o menor ponto da imagem. Ao aproximar qualquer imagem ao máximo, ele pode ser observado.

Uma imagem que é formada por muitos pixels tende a ser mais nítida. Contudo, se ela tiver poucos pixels, pode aparentar estar fora de foco ou com o efeito “esticado”.

Na tela do celular funciona basicamente da mesma forma. Dessa forma, ppi representa a quantidade de pixels em cada polegada do display. Quanto mais pixels tiver, melhor, deixando as imagens ainda mais nítidas e com mais detalhes.

É por isso que a densidade, medida em ppi, vai depender do tamanho da tela. Por exemplo, o Galaxy J7 Pro e o Moto X4 têm resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels). Entretanto, como o modelo da Samsung tem tela de 5,5 polegadas e, o da Motorola, tem 5,2 polegadas, a densidade é diferente.

Contudo, ela é maior no celular com tela menor, uma vez que há uma concentração maior de pixels por polegada. Assim, o Moto X4 tem 424 ppi, enquanto o J7 Pro tem 401 ppi.

Entretanto, essa diferença não deve ser perceptível a olho nu. Isso porque, estima-se que o olho humano não consiga distinguir a densidade quando ela passa dos 300 ppi, mais ou menos.

Bom, agora você já o que é ppi e como essa métrica interfere na qualidade das imagens. Portanto, tenha em mente que quanto maior a resolução, maior será também o consumo de bateria também.

Qual a melhor resolução de tela para o celular atualmente?

Como dissemos, atualmente o celular com maior resolução de tela vendido no Brasil é 4K. A Sony é a precursora da definição por aqui. O primeiro smartphone 4K lançado no mercado nacional foi o Sony Xperia Z5 Premium.

No entanto, os smartphones mais avançados do momento apostam em resoluções menores. Eles costumam ser Full HD ou ainda Quad HD (2.560 x 1.440 pixels), também chamada de QHD.

Esse é o caso de modelos como Galaxy Note 9, Galaxy S9 Plus e LG G7 ThinQ. Os três são celulares avançados com resolução de tela Quad HD. Entretanto, a Asus apostou na definição Full HD para o seu top de linha do momento, o Zenfone 5Z.

A escolha de resoluções menores tem a ver com o consumo de bateria, que também acaba sendo menor nesse caso. Além disso, como dissemos, o olho humano não distingue a diferença quando a tela passa de cerca de 300 ppi.

Conheça modelos de celular com tela 4K

Imagem relacionada

Quem quer comprar um aparelho com a melhor resolução de tela para o celular atualmente não precisa gastar muito. Isso porque o Sony Xperia Z5 Premium já pode ser comprado em lojas online por cerca de R$ 2,2 mil. Entretanto, vale lembrar que esse é um modelo de 2015.

Ele tem tela de 5,5 polegadas, internet 4G, processador de oito núcleos e 3 GB de memória RAM. O armazenamento é de 32 GB e ele aceita cartão de memória. Contudo, suas câmeras também são boas, com 23 megapixels na traseira e 5 megapixels na frontal. E além da tela, o Z5 Premium também filma em 4K.

Outro modelo com a melhor resolução de tela para o celular atualmente é o Sony Xperia XZ Premium. Ele custa um pouco mais caro. Entretanto, pode ser encontrado no e-commerce por aproximadamente R$ 2,6 mil.

Porém, ele é bem mais recente, uma vez que foi lançado em 2017. Sua tela 4K é de 5,5 polegadas. Já o processador é um modelo mais novo, representando um melhor desempenho do que o do Z5 Premium.

Entretanto, o chip também é de oito núcleos. Contudo, a memória RAM é maior do que o modelo citado anteriormente, com 4 GB. Além disso, são 64 GB de armazenamento, câmera traseira de 19 megapixels e frontal de 13 megapixels.

Deixe um comentário

avatar