Internet Banda Larga

Qual a melhor internet banda larga em São Paulo?

Veja como é a velocidade da internet na cidade e confira qual é a melhor internet banda larga em São Paulo, de acordo com a Anatel.

A banda larga no Brasil vem avançando consideravelmente em todos os aspectos. Além do aumento da velocidade e da cobertura, estudos mostram que mais usuários vêm aderindo aos serviços.

Em abril de 2018, por exemplo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou que o Brasil tem 30 milhões de contratos de internet banda larga. Esse número representa um crescimento de 10% com relação ao mesmo período de 2017.

Contudo, na hora de contratar um plano de internet fixa, ainda podem surgir muitas dúvidas. Isso porque, além de saber qual é a velocidade ideal para você, também é comum se preocupar sobre a qualidade dos serviços prestados pela operadora.

Porém, alguns estudos têm ajudado o consumidor, mostrando, por exemplo, o ranking de velocidade da internet banda larga no Brasil. Além disso, outras pesquisas revelam qual é a melhor operadora de internet fixa no país, entre outros estudos.

Os dados, geralmente, são compilados de todos os estados, e o resultado costuma ser uma média de todos eles. No entanto, algumas pesquisas destrincham esses dados por estado, facilitando na hora de saber, por exemplo, qual a melhor internet banda larga em São Paulo.

Para responder a esta questão específica, reunimos alguns dados sobre a internet banda larga em São Paulo. Confira a seguir como está a internet no estado e descubra qual é a melhor banda larga de São Paulo.

 

Encontre os melhores planos de internet banda larga na sua região e escolha o ideal para você!

 

Como está a internet banda larga em São Paulo?

Especializada em telecomunicações, a Teleco costuma reunir dados importantes sobre a banda larga em São Paulo e em outros estados. Segundo dados relativos ao mês de novembro de 2018, o Brasil teve mais de 31 milhões de acessos à internet banda larga.

Contudo, só em São Paulo, esse número foi de quase 10,5 milhões. Portanto, o estado conta com praticamente um terço de todos os acessos do país.

Apesar do avanço da fibra ótica, o estado ainda conta com mais conexões por meio de outras tecnologias. Aproximadamente 4,3 milhões dos clientes ainda usam a banda larga por cabo/modem, enquanto 3,2 milhões se conecta por meio de xDSL. Já a fibra ótica está presente em 2,1 milhões de pontos.

Ainda segundo dados da Teleco, em São Paulo, pouco mais de 3,6 milhões pontos contam com internet com velocidade acima de 34 MB. Todavia, esse é o maior share no quesito, uma vez que 2,8 milhões contam com velocidade de aproximadamente 2,8 MB, e 2,1 milhões de 512 KB a 2 MB.

 

Qual a melhor internet banda larga em São Paulo?

 

Anualmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza uma pesquisa que mostra qual a melhor internet banda larga em cada estado. O último estudo divulgado, em 2018, levou em consideração dados coletados entre agosto e dezembro de 2017.

Além disso, foram consideradas apenas operadoras de banda larga com ao menos 10 mil assinantes na pesquisa. Entretanto, é importante lembrar que essa pesquisa é feita com base na percepção dos clientes. Ou seja, a Anatel pergunta aos usuários de banda larga qual é a opinião deles sobre alguns aspectos da operadora que usam.

Entre os pontos avaliados pelos usuários estão a estabilidade, a velocidade, o atendimento das operadoras, além da eficiência para resolver os problemas relatados pelos clientes. Sendo assim, são dadas notas para esses critérios que, ao fim da pesquisa, são exibidas em médias nacionais. Em 2018, o ranking do Brasil ficou da seguinte forma:

1. Cabo Telecom: 7,64
2. TIM Live – 7,54
3. Brisanet – 7,28
4. Sercomtel – 6,87
5. NET – 6,43
6. Algar – 6,39
7. Vivo – 6,38
8. Oi – 5,67
9. Sky – 5,38

 

Entretanto, em São Paulo, a operadora mais bem avaliada foi a TIM, que obteve nota de 7,41. Sendo assim, para quem quer contratar um plano de internet banda larga no estado, a TIM é a empresa mais bem avaliada por quem usa seus serviços.

Contudo, é importante levar em consideração que, por ser uma operadora mais recente, conta com infraestrutura também nova. Por isso, tende a oferecer uma qualidade superior.

Todavia, operadoras que oferecem os serviços há mais tempo, como a Oi, costumam ir piorando ao longo dos anos, por sua tecnologia ficar ultrapassada aos poucos, como por exemplo com o uso de fios de cobre.

Deixe um comentário

avatar