Blog

Qual a melhor internet banda larga em Curitiba?

Sercomtel, empresa que atua no estado, aparece em primeiro lugar na pesquisa de percepção da Anatel.

Na hora de escolher o plano de internet banda larga sempre aparecem algumas dúvidas. E a maior delas, claro, é se aquela empresa oferece um bom serviço. Afinal, podemos analisar os planos e preços, mas não tem como saber se elas entregam o que prometem. Uma boa alternativa é saber se quem já é assinante está satisfeito com o serviço.

Pensando nisso, a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, divulga uma pesquisa de percepção do cliente. Em todo o Brasil, os próprios assinantes respondem sobre sua satisfação com as empresas de internet banda larga, telefonia fixa e móvel, internet móvel e TV por assinatura.

A última pesquisa da Anatel foi divulgada em 2018, com dados reunidos ao longo de 2017. Ainda não há previsão de data, mas um novo relatório deve ser divulgado ainda em 2019. Entretanto, os resultados da pesquisa anterior servem como uma boa base para medir a qualidade dos serviços, inclusive de banda larga.

A agência de regulamentação considerou apenas operadoras que tinham pelo menos dez mil clientes no momento da pesquisa. Por isso, algumas operadoras, como a Copel, também do Paraná, não aparecem nos resultados. As categorias pesquisadas são satisfação geral, estabilidade, velocidade, disponibilidade e atendimento ao cliente.

As análises são separadas por estados. Sendo assim, para saber qual a melhor internet banda larga de Curitiba, vamos levar em conta os resultados do Paraná.

 

Encontre os melhores planos de internet banda larga na sua região e escolha o ideal para você!

 

Sercomtel tem melhor índice de satisfação geral

 

Uma das categorias analisadas é a satisfação geral em relação ao serviço prestado. No Paraná, a empresa local Sercomtel ficou em primeiro lugar, com pontuação de 6,87 pontos. A empresa repete a colocação da pesquisa do ano anterior.

Entretanto, a concorrência é boa, já que o segundo e terceiro lugar alcançaram pontuações bem próximas. A segunda posição ficou com a Vivo, que fez 6,52 pontos, e a Net ficou com a medalha de bronze, com 6,3 pontos. Das quatro empresas analisadas no estado, a Oi aparece na lanterna, mas seus 5,40 pontos não representam uma diferença tão grande.

Essa classificação vai de zero a dez. No caso, zero indica que os assinantes estão Completamente Insatisfeitos e dez representa Totalmente Satisfeitos.

 

Velocidade também apresenta pontuações parecidas

 

A categoria seguinte é a de velocidade da conexão da internet banda larga. E, mais uma vez, a briga foi acirrada no Paraná, com índices bem parecidos em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Nesse ponto, a primeira colocação ficou com a Vivo, que alcançou 6,5 pontos. A Sercomtel, segunda colocada, fez 6,4 pontos, enquanto a Net, em terceiro lugar, chegou a 6,3 pontos. A diferença para a Oi, na quarta posição, é um pouco maior, já que a empresa fez 4,6 pontos.

Entretanto, é importante saber que esses testes não são baseadas em análises técnicas. Ou seja, as notas em relação à velocidade, assim como os outros quesitos, são concedidas pelos próprios assinantes. Sendo assim, os resultados podem não representar a velocidade real da internet banda larga dessas empresas.

 

Informe Publicitário
Tim

Melhor oferta

100MB

serviços digitais

Serviços Tim
A partir de
R$
117,00

por
mês

Vivo

Melhor oferta

100MB

serviços digitais

Vivo
A partir de
R$
129,99

por
mês

Oi

Melhor oferta

25MB

serviços digitais

Serviços Oi
A partir de
R$
114,90

por
mês

Net

Melhor oferta

120MB

serviços digitais

Serviços Net
A partir de
R$
99,00

por
mês

 

Quase um empate em estabilidade

 

A terceira categoria analisada pela Anatel é a estabilidade. Ou seja, se a internet costuma apresentar quedas de velocidade e do sinal. Novamente, Net, Sercomtel e Vivo apresentaram pontuações semelhantes.

A Net, com a primeira colocação, fez 6,3 pontos. Em segundo lugar ficou a Sercomtel, com 6,2 pontos, e logo depois vem a Vivo, com 6,2 pontos. A Oi, repetindo a quarta colocação, fez 5,1 pontos.

 

Sercomtel tem a maior disponibilidade, Vivo e Net empatam em segundo lugar

 

Já a disponibilidade indica o território, dentro do estado, alcançado por cada uma das operadoras de internet banda larga. Considerando que apenas empresas com mais de dez mil assinantes participam da pesquisa, é esperado que a pontuação seja satisfatória nesse ponto.

A local Sercomtel repete o primeiro lugar da satisfação geral, dessa vez com 7,1 pontos. A Vivo e a Net aparecem na segunda posição com os mesmos 6,9 pontos. Com 5,7 pontos, a Oi fica em quarto lugar.

 

Melhor atendimento ao cliente é da Sercomtel

 

Em muitos estados, as empresas que fizeram a melhor pontuação em atendimento ao consumidor foram aquelas com menor número de assinantes.

O Paraná seguiu essa tendência, e a Sercomtel se destacou na categoria com 8 pontos. A Vivo ficou com 6,9 pontos no segundo lugar, seguida pela Net, com 6,6 pontos. Dessa vez, embora tenha continuado na quarta colocação, a pontuação da Oi foi mais próxima do terceiro lugar, com 6,4 pontos.