icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Dicas e curiosidades

Qual a diferença entre 3G e 4G?

Descubra quais as vantagens da conexão 4G e entenda a evolução da internet móvel.

Com o crescimento da nova conexão móvel 5G, os termos 3G e 4G voltaram a aparecer mais por aí. Isso sem falar nas ofertas de planos de celular oferecidos pelas operadoras. Mas você sabe a diferença entre 3G e 4G? Basicamente, são duas gerações de internet móvel. 

Lançada em 2001, a rede móvel 3G usa tecnologia HSPA (High-Speed Packet Access) e permitiu a troca de dados em tempo real. Assim, conseguimos realizar todas as ações que estamos acostumados atualmente, como trocar mensagens e arquivos, reproduzir vídeos em streaming, navegar em apps e games, por exemplo.

Com a maior demanda por troca de dados, veio a rede 4G, com tecnologia LTE (Long Term Evolution). Assim, essas atividades podem ser realizadas em velocidades acima de 200 Mbps, até 100 vezes mais do que a conexão 3G. 

Outra vantagem, além de maior velocidade de navegação, é que o 4G suporta mais protocolos de rede.

Atualmente, todos os smartphones lançados no Br asil já oferecem suporte ao 4G. As operadoras brasileiras também adotaram essa rede móvel como padrão. Ou seja, os as franquias de dados são oferecidas em conexão 4G. Contudo, em locais sem cobertura 4G, a navegação é realizada em 3G.

Compare planos de celular e escolha o melhor pacote com internet 4,5G para ter a melhor velocidade de conexão disponível no Brasil!

E as conexões 4,5G e 5G

É claro que a busca por conexões ainda mais rápidas e estáveis não parou com o 4G. No Brasil, algumas operadoras já oferecem a conexão 4,5G, que funciona em mais faixas de frequência. Assim, os dados trafegam com mais fluidez e menos interferências, o que garante, também, melhor velocidade.

Porém, para aproveitar as vantagens da conexão 4,5G, o smartphone e outros dispositivos precisam ser compatíveis.

Finalmente, chegamos à conexão 5G, que promete velocidades ainda maiores, de até 2 Gbps, até 100 vezes mais rápida que a 4G. Isso vai permitir que a conexão móvel seja usada em diversas aplicações, muito além dos nossos smartphones. 

Soluções diversas em tecnologias, mobilidade urbana e até em áreas como medicina e engenharia vão se beneficiar com a nova tecnologia.

A conexão 5G já começou a funcionar em alguns países, e deve estar disponível no Brasil até o fim de 2020. Entretanto, as operadoras brasileiras já trabalham em uma série de testes e demonstrações que utilizam a nova tecnologia.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top