Qual a diferença de Mega (MB) e Giga (GB)?
Unidades de medida fazem parte do nosso dia a dia. Mas você sabe o que elas são?
Siglas bastante usadas hoje em dia, MB e GB são unidades de medidas de armazenamento em smartphones e computadores, por exemplo.
As abreviações são de Megabyte e Gigabyte, que comumente são chamados apenas de “mega” e “giga”.
Basicamente, megabyte e gigabyte são um conjunto de bytes. Contudo, vale ressaltar que cada byte é formado por 8 bits (binary digits ou dígitos binários) que são códigos 0 e 1. Quando 1.024 bytes se juntam, foram 1 kilobyte (KB), que é outra unidade de medida.
Ou seja, é como os gramas que vão formando quilos e toneladas, por exemplo. Só que, no caso de mega e giga, estamos falando de medidas que só existem no meio digital.
Afinal, qual a diferença entre mega (MB) e giga (GB)?
Seguindo a lógica explicitada acima, chegamos à diferença entre mega e giga. E não é difícil de entender: 1 megabyte corresponde a 1.024 kilobytes.
Agora, 1 gigabyte é o mesmo que 1.024 megabytes. Ou seja, 1 giga é 1.024 vezes maior do que 1 mega.
Antigamente, 1 kilobyte (KB) era considerado bastante espaço. Com o passar do tempo, a evolução da tecnologia levou a arquivos maiores e a equipamentos que suportam melhor essa troca de informação.
Sendo assim, os megabytes (MB) ganharam espaço. Um disquete, por exemplo, tinha 1,44 (MB). Já os CDs eram capazes de armazenar em média 700 MB.
Hoje em dia, é mais comum falarmos em gigabytes. Os discos rígidos (HDs) de computadores e o armazenamento de celulares, por exemplo, são medidos em GB.
Para se ter uma ideia, um DVD, que é uma tecnologia mais recente do que o CD, consegue armazenar aproximadamente 4,7 GB.
E como era de se esperar, os gigabytes estão começando a ficar para trás, dando lugar dos terabytes. HDs de computador e até cartões de memória para celulares já contam com essa unidade de medida. Nesse caso, 1 “tera” equivale a 1.024 “giga”.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!