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Dicas e curiosidades

Quais os pontos mais importantes em ao assinar um contrato?

Evite surpresas ao considere todos os pontos importantes de um contrato de celular, banda larga e TV por assinatura

Após muita pesquisa dos planos de celular, banda larga e TV por assinatura, você encontrou a melhor opção. Mas sempre fica uma dúvida antes de fechar o contrato, não é? Afinal, todo mundo sabe que aquele plano perfeito pode causar problemas com o tempo.

Cobranças extras que você não esperava, uma vantagem que não estava no pacote, um detalhe que você não percebeu. Esses problemas podem ser evitados se você ficar atento a algumas informações essenciais na hora de assinar um contrato.

Veja quais os principais ponto de atenção ao contratar planos de celular, TV por assinatura e internet banda larga.

 

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Considere todos os serviços oferecidos pelo plano

Normalmente, as ofertas que vemos em sites ou propagandas apontam os pontos principais de um plano. Mas seus serviços podem ser mais complexos do que parecem. Ou, ao contrário, podem não cobrir algum ponto importante no seu dia a dia.

Para contratar o melhor serviço, o primeiro passo é considerar as suas necessidades. E então, procurar o plano que melhor as atende.

Como escolher os serviços de um plano de celular

Vamos começar com os planos de celular, que estão entre os serviços mais procurados atualmente. Hoje em dia, os planos de celular cobrem muito mais do que os velhos pacotes de ligações e mensagens de texto SMS. Primeiro, claro, descubra se o seu perfil é mais indicado para planos pós pagos, pré pagos ou controle.

Procure informações sobre a franquia de minutos. Veja se você terá ligações ilimitadas para uma ou mais operadoras, ligações para outros DDDs ou se há um limite para chamadas.

Considere quanto tempo você passa navegando com a internet móvel e qual a sua média de consumo de dados. Alguns planos oferecem acesso ilimitados a aplicativos, como redes sociais e WhatsApp. Assim, você pode economizar a sua franquia de dados.

Quem costuma viajar, também deve prestar atenção em serviços como roaming nacional e internacional, que permitem o uso do celular fora do seu estado, ou mesmo do Brasil. Dependendo do plano, você pode usar seus serviços e franquia de dados normalmente ou apenas não pagar para receber chamadas.

Por fim, veja informações sobre quais pacotes têm uma cobrança extra além do plano contratado.

 

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Como escolher serviços de internet banda larga

Contratar um pacote de in ternet banda larg

a é um pouco mais simples, já que os serviços são restritos. Atualmente, as operadoras de banda larga não podem oferecer franquias baseadas em limites de dados e navegação, como acontece nos planos de internet móvel.

Dessa forma, as ofertas são baseadas na velocidade do plano contratado. Só para lembrar, essa velocidade tem influência em toda a navegação.

Assim, quem acessa apenas sites, e-mails e redes sociais pode ter um plano mais simples. Já as pessoas que têm hábito de ver filmes em streaming ou abrir jogos online, precisam de melhor velocidade.

Também vale observar quais equipamentos fazem parte do plano, como roteadores Wi-Fi.

Como escolher serviços de TV por assinatura

Em primeiro lugar, saiba quais os canais que fazem parte de cada plano, inclusive canais em HD. Você realmente quer assistir todos esses canais? E os seus programas preferidos estarão disponíveis?

Em seguida, observe possíveis custos adicionais, como taxas de instalação, manutenção, pontos extras e quais equipamentos já fazem parte do pacote contratado.

Ao contratar um combo, leve em conta as condições de todos os serviços que fazem parte da oferta.

Fique atento ao período de fidelização

As empresas podem incluir uma cláusula de fidelização no contrato, seja ao oferecer promoções, combos ou smartphones em ofertas. Normalmente, esse período vale por 12 meses a partir do início do contrato.

Isso quer dizer que, caso você queira trocar de operadora ou plano antes desse período, a empresa pode cobrar uma multa proporcional. Ou seja, quanto mais tempo faltar para o fim do período, maior será a multa.

Atenção aos prazos de promoções e tarifas

Ao contratar planos e ofertas promocionais, pergunte sobre a validade das vantagens obtidas. E, claro, verifique qual será o custo daquele mesmo pacote após o fim desse período.

Também vale observar se o fim das tarifas promocionais batem com o fim de um possível período de finalização. Caso sejam equivalentes, você tem a opção de trocar de plano, sem pagar taxas extras.

Nesse mesmo caminho, ao contratar um plano, seja ele qual for, se informe sobre futuros reajustes.

Cuidados ao contratar um plano ou serviço por telefone

Muitos serviços podem ser contratados diretamente por telefone, inclusive a portabilidade de sua linha de celular.

Todos os cuidados anteriores devem ser levados em consideração. Faça todas as perguntas pertinentes ao atendente, tire dúvidas e não deixe espaços para cobranças extras. Ao fim da ligação, peça uma cópia do contrato por e-mail ou correspondência.

Para evitar problemas futuros e garantir os direitos e serviços informados por telefone, anote e guarde o protocolo de atendimento. Todas essas ligações são gravadas, e tanto a empresa quanto o cliente podem pedir essa gravação.

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