Quais as principais diferenças entre download e upload?
Conheça mais de perto as etapas de download e upload e como elas influenciam na sua navegação na internet
Você saberia dizer qual é a diferença entre download e upload? Na hora de contratar um plano de internet, são tantos números envolvidos que às vezes podemos nos confundir. Contudo, é muito importante saber como cada dessas taxas influenciam na qualidade de conexão, para que você saiba ao certo qual plano adquirir.
Acompanhe o texto abaixo para saber como funcionam o download e o upload e o quanto eles são importantes na contratação de um plano internet fixa ou para celular.
Download X Upload
Resumindo em poucas palavras, download é tudo aquilo que você baixa da internet, seja um arquivo de música, vídeo ou texto. O download é realizado mesmo se os dados não forem salvos no HD do seu computador ou smartphone, como é o caso de plataformas de streaming de vídeo, como Netflix e HBO GO.
Já o upload é tudo aquilo você envia do seu computador ou celular para um site, no caso de uma simples inscrição, por exemplo, ou quando você envia uma fotografia para um dos seus contatos do WhatsApp. Dessa forma, ao “subir” os arquivos, você está realizando um processo de upload.
O simples ato de navegar na internet já envolve tanto o processo de download quanto de upload. Para fazer uma pesquisa no Google, por exemplo, ao digitar na barra de buscas estamos realizando a um upload de informações no site. Para que o Google mostre seus resultados, é preciso que seu navegador faça um download, por meio da sua conexão de internet.
Por que a taxa de upload é mais lenta?
O hábito de
Na hora de fazer a verificação é muito comum que a taxa de upload se apresenta mais baixa do que a de download. Em média, a velocidade de envio é cerca 90% menor do que a de recebimento. Mas por que isso acontece?
Proporcionalmente, recebemos muitos mais arquivos do que enviamos. No caso do exemplo de busca no Google, o upload envolveu alguns caracteres na barra de buscas, enquanto que o download consistiu em páginas e mais páginas de resultados, como uma quantidade de informação bem maior. Assim a velocidade menor do upload não afeta diretamente no seu tráfego.
Nos planos de internet de fibra óptica, isso não acontece. Graças a uma tecnologia avançada, as operadoras conseguem entregar a mesma velocidade de download e upload. Esse tipo de conexão é indicado para pessoas que precisam enviar arquivos muito pesados, como vídeos e fotos em alta resolução, para plataformas como o Youtube.
Se esse for o seu caso, em vez de contratar um plano de 200 Mbps de internet convencional, que entregaria para você 20 Mbps de velocidade de upload, no máximo. Você pode adquirir um plano de fibra óptica de 50 Mbps, que entregará mais que o dobro de velocidade de envio.
Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!