Project Scarlett: o que se sabe sobre a nova geração do Xbox
Confira as inovações por trás da nova geração de consoles da Microsoft
Durante sua última conferência no E3 2019, realizada domingo passado, a Microsoft finalmente revelou os detalhes sobre sua próxima geração de consoles, batizada com o codinome Project Scarlett. De acordo com a fabricante, os próximos modelos do Xbox chegarão ao mercado até o final do ano de 2020 e virão acompanhados do jogo Halo Infinite.
O Project Scarlett ganhará uma série de upgrades. A Microsoft promete um aumento significativo da velocidade a partir de processadores da AMD com arquiteturas Radeon RDNA e Zen 2. Segundo executivos da empresa, o Project Scarlett será “quatro vezes mais potente que o Xbox One X”.
Para garantir a alta velocidade, os novos consoles contarão também com memória RAM GDDR6 de alta largura de banda e discos SSD de nova geração fabricados pela própria Microsoft. Os componentes funcionarão como uma espécie de “RAM virtual”, aumentando ainda mais a rapidez do processamento.
Acesse o site da Xbox Store e adquira já o Xbox Game Pass com mais de 100 jogos!
8K, 120 fps e Ray Tracing
Outros destaques do Project Scarlett são o suporte para resolução 8K e vídeos com até 120 quadros por segundo. Além disso, o acessório contará com taxas de atualização variáveis e Ray Tracking em tempo real, que ajudará a imprimir mais realismo nos gráficos dos games.
Phil Spencer, executivo da Microsoft, afirmou que o desenvolvimento do Project Scarlett está sendo tocado pela mesma equipes que ajudaram a criar o Xbox One e o One X.
Durante a conferência, ele declarou que “Nós ouvimos vocês, um console deve ser projetado e criado e otimizado para uma coisa e apenas uma coisa: jogos.”, dando a entender que, em vez de pensar o console como uma central de entretenimento, a empresa decidiu mudar a estratégia comercial e focar a nova linha exclusivamente para jogos.
Suporte para quatro gerações
Os consoles incluídos no Project Scarlett permitirão que o usuários rodem games do Xbox original, Xbox 360, Xbox One X, além dos títulos lançados futuramente para a novo acessório.
Conforme declaração de um dos responsáveis pelo projeto, “seus jogos, suas conquistas, seu progresso, seus acessórios, sua experiência de console com o Xbox: tudo segue adiante no Scarlett”, levando, dessa forma, o conceito de retrocompatibilidade para um novo patamar.
Concorrência
Segundo informações, a Sony incluirá no PlayStation 5 vários dos upgrades prometidos pela Microsoft no Project Scarlett, como Ray Tracking, discos SDD e suporte para jogos em 8K. Além disso, a fabricante japonesa prentende integrar também cross-play de jogos com PlayStation 4, com suporte para 4K, frequência de 120 quadros por segundo e SSD desenvolvido pela própria marca.