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Notícias

Procon-SP: operadoras lideram ranking de reclamações em atendimentos

Vivo, Claro Net e TIM ocupam as três primeiras posições na lista divulgada.

O Procon-SP apresentou uma lista com as empresas que aparecem no ranking de reclamações em seus atendimentos. Segundo esses números, as operadoras de telecomunicações têm dado alguma dor de cabeça aos assinantes. 

Os três primeiros lugares do ranking são ocupados por empresas do setor. Na primeira posição está a Vivo, com 30.753 reclamações. Em segundo, a Claro Net foi responsável por 27.662 chamadas. Logo em seguida, a TIM aparece com 22.842 atendimentos. Os números são relativos ao acumulado do ano em 2019.

Juntas, as operadoras respondem a 40% das reclamações entre as vinte primeiras empresas da lista.

Uma das maiores queixas dos consumidores é a cobrança indevida ou abusiva. Essa foi a razão de 12.806 das reclamações na Vivo, 13.029 na Claro e 11.774 na TIM. 

Outros problemas citados foram alterações de contrato não solicitadas, dúvidas sobre cobranças, insatisfação com serviços contratados e resolução de problemas /demandas pelo serviço de atendimento das empresas.

Mais duas operadoras de telecomunicações estão na lista das 20 empresas que lideram os pedidos de atendimento no Procon-SP. O grupo Sky ficou com a 9ª colocação, com total de 7.066 atendimentos. Já o grupo Oi aparece em 13ª lugar, com 5.393 atendimentos.

 

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Índice de solução das operadoras

Para compensar a alta quantidade de reclamações, as operadoras de planos de celular,

internet banda larga e TV por assinatura apresentam um bom índice de solução dos problemas.

Na Vivo, esse número chega a 88,96% dos atendimentos realizados pelo Procon-SP. Na Claro Net, o índice é de 89,50%. Na TIM, 80,04% das reclamações apresentadas foram resolvidas pelo Procon.

 

Regulamento de Qualidade da Anatel

O alto índice de reclamações nos serviços de telecomunicações não passou direto pela Anatel

Essa situação levou a entidade a criar um Regulamento de Qualidade, que vai avaliar operadoras de todo o Brasil com um selo de A até E. Os fatores analisados incluem qualidade do serviço, qualidade percebida e número de reclamações dos usuários, de acordo com municípios e estados.

Caso uma operadora receba selos D ou E, a Anatel vai considerar como descumprimento de obrigação contratual. Assim, o assinante poderá cancelar o serviço sem cobranças de multas. 

Ações individuais específicas, como pagamento de indenização aos clientes, também poderão ser solicitadas pela agência. 

 

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