TIM

Portabilidade Tim: como trazer seu número pra Tim

Você pode mudar para a Tim por SMS

A operadora Tim é bem conhecida e popular em todo o Brasil. Isso se deve a, basicamente, dois pontos principais: a ampla cobertura e os planos econômicos, que cabem em qualquer bolso.

Se, por algum desses motivos ou qualquer outro, você quer levar seu número de celular para a Tim, pode optar pela portabilidade. Assim, você aproveita as vantagens dos planos Tim sem precisar mudar de número. Afinal, ninguém mais tem tempo para ficar avisando que trocou de telefone ou atualizar uma nova agenda.

Quer saber mais detalhes sobre a portabilidade Tim? Tire suas dúvidas a seguir!

 

Escolha o melhor plano Tim para você

 

Bem, se você quer mudar para a Tim, é para aproveitar as vantagens de seus planos, certo? Então, o primeiro passo é descobrir qual a melhor opção para você.

Como dissemos, a empresa tem muitas opções de planos Tim Pré Pagos super em conta. Mas, se você quer serviços mais completos, também pode escolher um dos planos Tim Controle ou Tim Pós. Com certeza algum deles vai oferecer o que você precisa.

 

Portabilidade Tim de contas controle ou pós paga

 

Se o seu plano atual é do tipo controle ou pós pago, você deve ir até a loja da Tim mais próxima. No atendimento presencial, é preciso apresentar alguns documentos, como em qualquer contrato. Lembre-se de levar identidade e CPF do titular, comprovante de residência e a fatura da sua última conta de celular.

O prazo para a portabilidade é de até 72 horas, e a Tim não cobra pelo serviço. Nesse meio tempo, você pode escolher entre continuar com seu chip antigo ou usar um numero temporário da nova operadora.

Você já vai sair da loja com o seu novo chip Tim e o agendamento da portabilidade, além do plano escolhido. Quando chegar o dia a a hora informados, é só trocar o chip e esperar o sinal normalizar. A Tim deve te enviar um SMS avisando do fim do processo.

É possível que seu celular fique sem sinal por cerca de duas horas durante a mudança. É normal, não precisa se preocupar. O serviço pode ficar ausente por até 24 horas, na verdade, mas costuma voltar bem antes disso.

Se preferir, entre no chat online no site da Tim e tirar todas as suas dúvidas sobre a portabilidade. Siga as instruções da atendente e, se for preciso, vá até a loja mais próxima para finalizar o processo.

 

Tim Pré tem portabilidade por SMS

 

Caso o seu plano atual seja um pré pago, o processo pode ser ainda mais simples, todo realizado por SMS.

Primeiro, claro, compre um Tim Chip. Coloque o novo chip em seu celular e mande uma mensagem SMS com a palavra “MANTER” para o número 4441. Logo você vai receber uma nova mensagem, solicitando o número que você quer levar para a Tim, com DDD. Responda apenas com o código de área (sem o 0) e o número, sem espaços. Por exemplo: 11999999999.

Para a próxima etapa, é preciso ter um celular com o chip da operadora atual em funcionamento. Se o seu celular é um dual chip, pode realizar o processo com os dois chips instalados ao mesmo tempo. Caso contrário, é só usar dois aparelhos ou retirar o Tim chip e voltar com o antigo.

No chip antigo, da sua operadora atual, você vai receber uma mensagem SMS com um código de segurança. Anote esse código e, mais uma vez, volte com o Tim Chip.

Já está novamente no seu Tim Chip? Agora mande uma nova mensagem com o código de segurança que você anotou. Pronto, sua portabilidade já foi solicitada!

A mensagem seguinte será a confirmação do pedido e o agendamento do processo. Mais uma vez, continue usando seu chip anterior até o momento da troca. Ou então, já use seu novo chip Tim, mas, nesse caso, o número será diferente do seu.

O plano contratado vai ser o mesmo do Tim Chip usado, mas você pode mudar para outro plano pré-pago pelo atendimento Tim.

 

Posso acompanhar meu pedido de portabilidade Tim?

 

Sim, a qualquer momento, através do site Tim, você pode acompanhar seu pedido de portabilidade. É só clicar em  Acompanhar o processo de Portabilidade e inserir as informações solicitadas.

 

Como evitar multas

 

Antes de fazer a portabilidade, é válido verificar se seu plano controle ou pós pago está no período de fidelidade. Normalmente, esse tempo é de doze meses a partir da assinatura do plano.

Caso você encerre o contrato antes disso, a operadora atual pode cobrar uma multa parcial. Isso significa que, quanto mais longe do fim da fidelidade, maior será a taxa cobrada.

Se você já tem o mesmo contrato há mais de um ano, não deve precisar se preocupar. Mas não custa nada confirmar com sua operadora, certo? Pergunte também sobre multas ou contas em atraso, que podem atrapalhar a sua mudança para outra operadora.

Ah, esses tipos de contas também devem gerar uma última fatura. O valor tem que ser proporcional ao período utilizado, ou seja, do início do ciclo até o dia da portabilidade.

Se você já usa uma linha de celular pré pago, não precisa se preocupar com nada disso. Siga direto para sua nova operadora!

Deixe um comentário

avatar