Compare os melhores
planos de celular

As despesas com planos de celular já estão incorporadas no orçamento das famílias, porém, para que não haja gastos desnecessários, é preciso estar atento ao escolher o melhor plano de celular, aquele que mais se encaixa ao seu perfil como usuário.

Alguns órgãos de defesa do consumidor estimam que é possível economizar até 50% na fatura mensal, apenas escolhendo um pacote adequado ao seu consumo. Entretanto, em meio a tantas opções de planos e operadores, é comum ter dificuldade em encontrar o melhor custo-benefício.

O melhor plano para o seu celular vai depender de muitas variáveis e deve levar em conta suas preferências pessoais. Portanto, nossa sugestão para montar o seu é, primeiramente, ter em mãos o seu consumo médio e quais funcionalidades você usa com mais frequência.

Com essas informações anotadas, você será capaz de realizar um comparativo entre planos e optar pelo qual é mais adequado às suas necessidades e orçamento.

Como escolher o melhor plano de celular do mercado?

Existem basicamente três tipos de planos: pré-pago, controle e pós-pago. Os três têm suas vantagens e podem ser uma excelente opção. A principal diferença entre eles é a flexibilidade que cada um oferece ao cliente.

Pré pago

Nessa modalidade, o consumidor compra créditos antecipados em pontos de recarga e conforme o consumo seus créditos vão sendo consumidos conforme o uso e cobrados de acordo com a tabela de preços de cada operadora.

Esse tipo de plano não exige compromissos com pagamentos via boleto, débito em conta, etc. Entretanto, os valores cobrados pelas operadoras em planos pré-pagos geralmente são mais elevados do que nas outras modalidades e, caso não haja controle, você pode acabar gastando mais do que em um plano controle ou pós-pago.

Controle

Planos de celular do tipo controle funcionam como um pacote fechado. O cliente contrata um conjunto de serviços por um valor fixo mensal. O valor cobrado geralmente é mais baixo do que um plano pós-pago.

Caso o cliente esgote os serviços contratados antes da renovação do pacote, por exemplo, quando o pacote de dados se esgota antes do tempo, as operadoras oferecem a opção de contratar pacotes extras.

Esse é um ponto importante na hora de escolher o melhor plano de celular. Muitas vezes um plano mais barato pode não estar suprindo suas necessidades de consumo.

Pacotes extras costumam ser proporcionalmente caros. Caso você esteja comprando muitos deles, repense o seu plano de celular. Talvez um mais caro supra suas necessidades de consumo e seja mais econômico do que pacotes esporádicos.

Pós pago

Em planos de celular pós pagos, primeiro utiliza-se os serviços e depois efetua-se o pagamento. O valor da fatura será de acordo com o consumo seguindo a tabela de preços do plano de celular contratado

Esse pode ser o melhor plano de celular para quem utiliza muito o seu aparelho e os recursos oferecidos pela operadora.

A maior vantagem desta modalidade são os benefícios, geralmente são planos mais caros e as operadoras costumam compensar oferecendo descontos em aparelhos, ou tarifas menores, por exemplo.

Já a desvantagem é valor da fatura final. Como não existe limite, o cliente que não controla os gastos ou que não se planejou, pode ter uma surpresa no fim do mês.

O que devo levar em consideração para escolher os melhores planos de celular?

Você provavelmente já tem um plano de celular, portanto, tem uma estimativa dos seus gastos com serviços de telefonia.

Caso você não altere seu comportamento drasticamente, é bem provável que você irá ter um consumo similar ao que você vem tendo nos últimos meses.

Separamos algumas perguntas para você responder. Elas irão ajudar você a entender quais são suas necessidades de consumo e o que um plano de celular deve conter para suprir suas necessidades:

  1. Em média, quantos minutos por mês você gasta em ligações?
  2. Você realiza ligações interurbanas? Quantos minutos em média por mês?
  3. Você realiza ligações internacionais? Quantos minutos em média por mês?
  4. Você envia SMS?
  5. Você envia SMS para números internacionais?
  6. Você precisa de internet móvel no seu aparelho? Qual o seu consumo médio por mês?
  7. Como você mais consome internet no seu celular? Redes sociais, jogos, e-mail, etc…

Os principais recursos ofertados nos planos de celular das operadoras, são relacionados a esses itens. Sabendo como você utiliza cada função, fica mais fácil entender o que deve ser priorizado na escolha de um plano de celular.

Quem faz poucas ligações, mas utiliza muita internet, pode priorizar planos de celular que ofereçam mais giga de internet do que minutos para ligações.

Também existem operadoras que oferecem internet grátis para utilizar redes sociais. Caso esse seja o seu principal consumo, é importante saber quais delas o fazem para dar preferência a estas.