Teste de velocidade

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Office 365

Passo a passo: como usar a função ditado para escrever textos no Word sem digitar

A função ditado reconhece até mesmo a pontuação que o usuário fala para ser inserida.

Existem diversas funções interessantes no Pacote Office, incluindo a que permite ditar para escrever textos no Word sem digitar. Assim, basta falar o que você quer que seja escrito no documento.

A função ditado está disponível tanto no Word quanto em outros programas como Excel e PowerPoint. Ela usa o reconhecimento de voz da assistente pessoal da Cortana. Dessa maneira, ela consegue identificar até mesmo a pontuação que o usuário fala para ser inserida.

O recurso é nativo do Office 365, serviço de assinatura do pacote, que pode ser usado online e em qualquer lugar. Porém, quem não tem essa versão do conjunto de programas da Microsoft pode usar o aplicativo de reconhecimento de fala do Windows, por exemplo.

A seguir, confira o passo a passo para saber como usar a função ditado para escrever textos no Word sem digitar e agilize seus trabalhos. O tutorial usou como base o programa do pacote Office 365.

 

Ainda não é assinante do Office 365? Garanta agora mesmo e aproveite todas as vantagens!

Saiba como usar a função ditado para escrever textos no Word sem digitar

O primeiro passo é abrir um arquivo em branco ou aquele em que você quer começar a trabalhar ditando no Word para não precisar digitar.

Caso a opção já esteja ativa no seu Word, haverá a opção “Ditar” na barra de ferramentas, que fica na parte superior do programa.

No entanto, caso ela não esteja aparecendo, você vai precisar acessar “Arquivo”, opção que fica no canto superior esquerdo do programa.

Então, na barra lateral, vá em “Opções”. Em seguida, clique em “Página inicial”, na coluna na parte direita da tela. Quando as opções forem expandidas, selecione “Voz”. Contudo, se essa opção não aparecer, vá em “Todas as guias”, na coluna esquerda, e encontre “Voz” dentro de “Página inicial”.

Assim que encontrar a opção, marque “Adicionar” e, em seguida, em “Ok”. Então, você verá que a opção vai passar a aparecer na barra de ferramentas.

Como usar a função ditado para escrever no Word?

É muito simples usar a função ditado no Word. Depois que você ativar a opção seguindo o tutorial acima, certifique-se de que tem um microfone funcionando no seu computador ou notebook.

Então, basta clicar no botão “Ditar”, na barra de ferramentas, e começar a falar naturalmente. Você vai perceber que, ao completar essa ação, aparecerá um botão vermelho na opção, que indica que o Word está pronto para ouvir você.

De acordo com a Microsoft, não é preciso fazer nenhuma entonação especial ou mudar o ritmo natural da fala. Aliás, a marca recomenda que o usuário fale da maneira mais natural possível.

Contudo, você deverá indicar a pontuação que quer inserir em cada momento. Por exemplo, ao fim de uma frase, deve falar “ponto final” para que o símbolo correto seja inserido pelo Word.

Em caso de erros, você pode usar o cursor e o teclado para fazer a alteração diretamente no documento. Portanto, não é necessário desligar o microfone.

Quando chegar ao fim e não quiser mais ditar, é só clicar na opção novamente para encerrar a atividade. Então, não se esqueça de salvar o arquivo para não perder seu trabalho.

 

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top