Passo a passo: como gravar a tela do iPhone ou iPad
Recurso está presente de forma nativa em aparelhos com sistema operacional iOS 11 ou posterior.
Assim como a captura de tela em imagem, gravar o que é visualizado do seu smartphone pode ser bem útil.
Por exemplo, você pode compartilhar o trecho de um vídeo com um amigo sem precisar mandar o link, ou pedir ajuda em algum possível bug do sistema. Já os fãs de jogos podem gravar o gameplay e compartilhar em redes sociais. Ou então você pode gravar lives para ver quando quiser. Enfim, as possibilidades são muitas.
Entretanto, o recurso de gravação de tela não está disponível em todos os sistemas operacionais. Nos aparelhos da Apple, apenas os iPhones e iPads com versão do sistema iOS 11 ou superior têm acesso à ferramenta.
Se você faz parte desse grupo, veja como é fácil gravar a tela do iPhone ou iPad:
Como ativar a ferramenta
Esses modelos já têm o recurso se gravação de tela como ferramenta nativa de seu sistema operacional, o que deixa todo o processo muito simples. Contudo, antes de realizar uma gravação é preciso autorizar seu acesso.
Para isso, vá no aplicativo de Ajustes e selecione a aba Central de Controle. Na tela seguinte, clique em Personalizar Controles. No alto da nova janela, são exibidos os aplicativos que já estão ativos. Caso a ferramenta não esteja entre eles, procure pela aba Gravação de Tela na parte inferior da tela e clique no botão verde com um sinal de + localizado ao seu lado.
Pronto, após ativar o recurso, o sistema está pronto para realizar a gravação de tela.
Como gravar a tela do iPhone ou iPad com iOS 11 ou superior
A gravação pode ser iniciada a partir de qualquer tela e aplicativo exibido no iPhone ou iPad. Entretanto, o funcionamento vai variar de acordo com os aplicativos. Por exemplo, não deve ser possível gravar um conteúdo da Netflix, por conta de questões de direitos autorais. A gravação de áudio também pode variar nos aplicativos.
Para iniciar a gravação de tela no iPhone ou iPad, abra a Central de Controle. Vale lembrar que o acesso é diferente nos diferentes modelos de iPhones. Caso o seu smartphone Apple tenha o Botão Home, como o
Na Central de Controle, toque no ícone de gravação, representado por um círculo com um ponto dentro. A gravação será iniciada em três segundos e você pode escolher se vai, ou não, ativar o microfone.
É importante lembrar que todos os elementos da tela serão gravados, inclusive notificações. Ua barra vermelha no alto da tela indica que a gravação está em andamento. Abra o aplicativo ou tela que deseja gravar e navegue normalmente.
Para interromper a gravação, volte à Central de Controle e toque novamente no ícone da ferramenta. Ou então, toque na barra de status vermelha no alto da tela e, em seguida, em Parar Gravação.
Quer comprar um iPhone novo? Acesse a loja online da Claro e veja as ofertas dos celulares Apple.
Como gravar tela de iPhone ou iPad em sistemas operacionais mais antigos
Os iPhones e iPads com sistemas operacionais anteriores ao iOS 11 não contam com essa ferramenta. Sendo assim, de forma oficial, a gravação de tela só fica disponível por meio de uma conexão com o macOS.
Caso você tenha um notebook ou computador Apple, abra o programa QuickTime e selecione Nova Gravação de Filme. Depois, conecte o iPhone ou iPad ao computador e autorize o acesso do dispositivo. De volta ao programa, vá até a seta localizada ao lado do botão de gravação e selecione o seu dispositivo Apple. Finalmente, comece a gravação com o botão vermelho e navegue no iPhone ou iPad normalmente.
Quem não tem um computador da Apple também pode realizar a gravação por meio de aplicativos de outras desenvolvedoras. Entretanto, os resultados podem variar de acordo com os apps baixados.