Office 365

Passo a passo: como fazer uma planilha financeira no Excel

Software da Microsoft permite com que você controle seus gastos e ajuda a manter a sua saúde financeira da sua empresa

Você tem problemas para controlar o seu dinheiro e precisa urgentemente organizar os seus gastos? Está começando uma empresa e precisa estruturar uma base de dados com tudo que entra e sai do caixa? Pois saiba que é possível criar planilhas financeiras com a ajuda do Excel, software do Pacote Office da Microsoft, e uma das ferramentas mais populares entre os usuários quando o assunto é planilha.

 

Aproveite o pacote office completo e outras vantagens com o Office 365 para sua empresa! Garanta agora sua assinatura!

 

Por que criar uma planilha financeira?

 

Além de controlar os gastos mensais, uma planilha permite que você programe seus gastos futuros, por meio de projeções feitas a partir de cálculos do próprio programa, ajudando você a manter sua saúde financeira em dia. Caso sobre recursos no final do mês, uma planilha financeira pode servir também como um guia de investimentos, permitindo que saiba você exatamente onde está colocando o seu dinheiro e quanto está rendendo.

Com interface intuitiva, o Excel possibilita o manuseio dos dados de forma descomplicada, com uma curva de aprendizagem rápida para quem ainda não conhece o programa. A versão online do programa possibilita o compartilhamento de suas planilhas com os seus colaboradores, além de permitir alterações em tempo real. Disponível também em aplicativos para smartphone Android e iOS, o Excel faz com que você acesse seus dados de onde quer que você esteja.

Para completar, as planilhas geradas pelo software são compatíveis com o Google Drive e outros programas de computação em nuvem, aumentando ainda mais a possibilidades de consulta e alteração de dados de forma remota.

 

Como criar uma planilha financeira no Excel

 

Veja a seguir um passo a passo de como criar uma planilha financeira para o controle dos seus gastos domésticos ou empresariais.

Passo 1

Abra o Excel e, na opção “Arquivo” do menu principal, selecione “Novo” para criar uma planilha em branco.

 

Passo 2

Preencha a planilha criando tabela com dados referentes às suas receitas (salário e investimentos, por exemplo), bem como as datas que esses recursos estarão disponíveis na sua conta. Logo abaixo, crie uma segunda tabela discriminando seus gastos e despesas do mês atual (Aluguel, Transporte, Alimentação, etc.), além da data de pagamento desses custos.

 

Passo 3

Ao final de cada coluna ou linha com valores numéricos, crie uma célula destinada o valor total, que ficará vazia, por enquanto. Escolha também uma célula para que seja calculado o balanço do mês, mais adiante.

 

Passo 4

Com as duas tabelas montadas, selecione as células que contém dados numéricos e, em seguida, na aba “Início”, escolha a opção “Moeda”, dentro de “Geral”, para que o Excel entenda que tratam-se de valores monetários.

 

Passo 5

Nas células destinadas ao valor total, tanto na tabela de receita quanto de custos, entre com a fórmula “=soma”, sem aspas, e, logo em seguida, selecione as células da mesma categoria que você deseja calcular o total. Ao final, aperte a tecla Enter do teclado para que o Excel some automaticamente o valor das células que você selecionou.

 

Passo 6

Na célula destinada ao balanço do mês, digite o sinal “=”, sem aspas, e selecione com o cursor a célula referente ao total de receitas. Logo em seguida, digite o sinal de menos e clique sobre a célula com o total de gastos. Ao final, tecle Enter para que o programa calcule o balanço do mês.

 

Passo 7

Após conferir se o valor total esá batendo com os dados, clique duas vezes sobre a aba “Pasta1”, localizada no canto inferior esquerdo da tela, e altere o nome da planilha para o mês referente ao balanço. Por exemplo “Janeiro-2019”.

 

Passo 8

Para criar uma nova planilha para o mês seguinte, basta fazer uma cópia da atual, clicando com o botão direito do cursor sobre a mesma aba da etapa anterior, selecionando, logo em seguida, a opção “Mover ou Copiar”.

 

Passo 9

Para finalizar, marque a opção “Criar uma cópia” e clique sobre o botão “OK”. Quando o mês seguinte entrar, basta preencher as tabelas com os valores referentes a cada categoria, que o Excel fará o cálculo do balanço mensal de forma automática.