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Microsoft Office 365

Passo a passo: como fazer uma apresentação de slides no Word

Muita gente não sabe, mas é possível criar apresentações no editor do texto da Microsoft, caso o PowerPoint não esteja funcionando

Quando pensamos na criação de slides para apresentações, pensamos logo no PowerPoint – é claro! O software, um dos produtos mais populares do Pacote Office, da Microsoft, foi desenvolvido especialmente para essa tarefa e sua ferramentas evoluem a cada nova versão para entregar melhores experiências para os usuários.

Mas e se seu computador não possuir PowerPoint? E se o programa resolver dar algum tipo de problema? A solução está debaixo no seu nariz! Quer dizer, no próprio Pacote Office. Muita gente não sabe, mas é possível criar slides com o Word também. Sim! Em caso de emergência, acione o editor de texto da Microsoft. Mas, para isso, é preciso fazer ajustes na orientação e nas as margens das folhas, além de inserir manualmente os títulos e os tópicos. Contudo, nada muito complicado!

 

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Como fazer slides no Word

 

Passo 1. Abra o programa e crie um novo documento. Acesse a guia “Layout” e, em seguida, selecione a opção “Paisagem”, dentro do ítem “Orientação”;

Passo 2. Clique na opção “Tamanho” e depois em “Mais Tamanhos de Papel…”;

Passo 3. Na caixa opções, defina o tamanho da largura e da altura, em seus respectivos campos, para que o papel tenha o mesmo da tamanho dos slides no PowerPoint. Para formatos 4:3, use largura de 25,4 cm e altura 19,05. Caso você queira utilizar o formato 16:9, use largura 25,4 cm e altura 14,29 cm;

Passo 4. Modifique as margens da esquerda, da direita, inferior e superior para 2 cm no ícone “Margens”. Após a alteração, pressione “OK”. Ao final desta etapa, o Word estará configurado para que você inicie a criação de seus slides.

Passo 5. Para criar títulos a partir de palavras ou frases da sua apresentação, acesse a caixa “Estilos”, dentro da guia “Página Inicial”. Caso seja necessário realizar ajustes no tamanho e na cor, utilize os recursos da mesma guia.

Passo 6. Para criar tópicos, selecione o texto com cursor e, em seguida, escolha a opção de marcador desejada dentro da opção “Marcadores”. Modifique a fonte o tamanho, caso necessário.

Passo 7. Na guia “Inserir”, adicione fotos a partir do seu computador ou da Internet. Ali também é fazer adicionar formas, artes, gráficos e outras tipos de elementos visuais. Caso queira inserir novas páginas, clique na opção “Página em Branco”.

Passo 8.  Para facilitar a visualização da sua apresentação e permitir uma navegação rápida por seus slides, acesse a guia “Exibição”. Lá, marque a caixa “Painel de Navegação” e selecione a opção “Página”.

 

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