Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Office 365

Passo a passo: como fazer um formulário preenchível no Word

Confira como criar campos preenchíveis no formulário no editor de texto da Microsoft

O Word é um processador de texto produzido pela Microsoft Office para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Além da criação e edição de textos, o software conta com ferramentas que permitem criar formulários que podem ser preenchidos no computador.

A ferramenta do Microsoft Forms dispensa a conexão online. Ao ativar as funções de desenvolvedor no Word, o usuário pode inserir tabelas com botões e seletores que ajudam a criar campos de preenchimento inteligentes. Os campos habilitados funcionam mesmo quando o restante do conteúdo está bloqueado para edição. 

Para criar um formulário no Word que outros pessoas podem preencher, basta adicionar controles de conteúdo a partir de um modelo. Eles incluem caixas de seleção, caixas de texto, selecionadores de data e listas suspensas. 

Agora que você sabe sobre essa funcionalidade, conheça o passo a passo de como criar um documento com formulário preenchível no Word do seu computador.

 

Compre já o Office 365 e otimize suas tarefas pessoais no dia a dia acessando o Office quando e onde quiser!

Como fazer um formulário preenchível no Word

Passo 1. Com o Word aberto, clique em “Opções” no menu lateral do programa;

Passo 2. Em “Personalizar faixa de opções”, clique na caixa ao lado de “Desenvolvedor” e marque a opção “Ok”;

Passo 3. Em seguida abra um novo documento do Word e crie uma tabela com a quantidade de linhas que você precisa para o seu formulário. Lembre-se de incluir linhas para título, nomes das seções e campos de preenchimento;

Passo 4. Preencha a tabela com título, nomes das seções e nomes dos itens de múltipla escolha que deverão estar no formulário;

Passo 5. Na aba “Desenvolvedor” habilitada nas opções do Word é possível visualizar os elementos necessários para transformar a tabela em um formulário preenchível. Com o cursor, clique ao lado da descrição do item, adicione uma caixa de seleção, e clique na opção correspondente no menu “Controles”. Você pode adicionar quantas caixas forem necessárias;

Passo 6. No “Modo de Design” é possível ajustar o espaçamento entre os itens de um campo de preenchimento;

Passo 7. Já a opção “Selecionador de data”, permite inserir um calendário dentro do formulário. Basta manter o “Modo de Design” ativo para personalizar o nome dos campos.

Passo 8. Para incluir vários itens selecionáveis em um único campo, clique em “Propriedades” e personalize sua lista.

Passo 9. Com a lista, clique na seção “Propriedades da lista suspensa”, em seguida em “Adicionar” e inclua novos itens da lista. Não se preocupe com o campo “Valor”, ele não é obrigatório. Clique em “Ok” para finalizar a lista.

Passo 10. Com todas as informações adicionadas ao formulário, use a ferramenta de imagens do Word para inserir uma foto de capa no documento criado e personalize as cores da tabela no menu de design.

Passo 11. Para verificar se o formulário está funcionando perfeitamente, desabilite o “Modo de Design”. Se tudo estiver da maneira que você deseja, prossiga com a restrição do documento para impedir edições. No menu “Revisão”, basta clicar em “Restringir edição”. Em seguida, no painel à direita, selecione “Preenchendo formulários” e clique em “Sim, aplicar proteção”.

Passo 12. Ao término do processo, o formulário estará pronto para ser preenchido com outros usuários.

 

Adquira agora o Office 365 para sua empresa e garanta as melhores ferramentas para a produtividade dos seus colaboradores!