Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Office 365

Passo a passo: como fazer média ponderada no Excel

Cálculo considera que cada valor tem um peso diferente na média final apresentada.

Um dos softwares mais conhecidos da Microsoft, o Excel é extremamente versátil. O editor de planilhas e tabelas pode ser usado para organizar itens e fazer cálculos mais simples, como soma e média. Mas também é capaz de realizar diversos cálculos complexos, montar gráficos e várias outras possibilidades.

Uma dessas funcionalidades é o cálculo da média ponderada. Diferente da média aritimética regular, a média ponderada considera que cada valor tem um peso diferente no resultado final. 

Por exemplo, digamos que cada matéria tem um peso diferente no cálculo da média do rendimento escolar de um aluno. Ou então, que o cálculo com a média de gastos de uma empresa deve considerar custos variados. Nesses casos, o ideal é calcular a média ponderada.

 

Como calcular a média ponderada no Excel

 

O cálculo de média ponderada é realizado ao somar cada um dos valores multiplicados pelo seu peso e, então, dividir esse resultado pelo total dos pesos.

 

Passo 1. Na planilha do Excel, insira os valores em uma coluna (ou linha) e os pesos que deverão ser considerados em outra.

Passo 2. Marque a célula que deve exibir a média ponderada dos valores.

Passo 3. Nessa célula, digite =SOMAPRODUTO

Passo 4. Selecione todos os itens da coluna de valores.

Passo 5. Em seguida, digite um ponto-e-vírgula (;) ao fim da fórmula exibida até esse momento.

Passo 6. Agora, marque todos os valores na coluna dos pesos atribuídos.

Passo 7. Finalmente, feche o parênteses da fórmula com ) e adicione uma barra /. 

Passo 8. Na mesma linha, digite SOMA e abra outro parêntese com (.

Passo 9. Marque, mais uma vez, toda a coluna dos pesos atribuídos e feche o parêntese com ).

Passo 10. Tecle Enter para ver o resultado final da média ponderada.

 

Excel no Office 365

 

Assim como os demais programas mais populares da Microsoft, como Word e PowerPoint, o Excel está disponível em diversas modalidades de assinaturas do Office 365.

Para quem ainda não conhece, com o Office 365 você tem acesso aos softwares essenciais para o dia a dia. Os processos de aquisição e instalação são realizados online, mas a utilização também fica disponível sem acesso à internet, de acordo com cada ferramenta. Os planos podem ter assinaturas mensal ou anual.

É possível escolher entre as opções do Office 365 Home, para uso pessoal, ou pelos planos do Office 365 Business, que inclui ferramentas exclusivas para ajudar na produtividade de funcionários e equipes em ambiente corporativo.

 

Conheça os planos do Office 365 e tenha acesso a todos os softwares da Microsoft importantes para o seu dia a dia!