icone office 365

R$40 de desconto no Office 365 com o cupom: CD40

Teste de velocidade

Notícias

Parceria entre Vivo e TIM prevê compartilhamento de rede em 2,7 mil cidades

Acordo pretende ampliar a cobertura das operadoras e diminuir custos operacionais.

No último dia 19 de dezembro, foi assinado o contrato entre Vivo e TIM para o compartilhamento de redes 2G, 3G e 4G em diversos municípios do país, com o intuito de ampliar a cobertura de ambas, além de reduzir custos com infraestrutura e manutenção.

As negociações foram anunciadas em julho deste ano e chegaram ao fim com definições como a unificação das redes 2G das duas operadoras em todo o Brasil.

Onde há presença de apenas uma das operadoras, a outra passará a compartilhar a infraestrutura. Já no caso de municípios com sobreposição, apenas uma estrutura ficará ativa, o que deve gerar redução nos custos operacionais tanto da Vivo quanto da TIM, além de liberar o espectro para o uso de novas tecnologias, como é o caso do 3G e do 4G.

Até o momento, 50 municípios já são atendidos pelo compartilhamento entre as operadoras, sendo 25 cidades com a infraestrutura da TIM e outras 25 da Vivo, de acordo com o Telesíntese.

Dentro de 180 dias será divulgado um balanço com números atualizados. Contudo, a parceria ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Conheça os planos TIM Controle e aproveite benefícios como aplicativos sem descontar da franquia de internet!

Operadoras também vão dividir infraestrutura de redes 3G e 4G

TIM e Vivo vão ainda dividir a cobertura 3G e 4G em cidades pequenas em âmbito nacional. No anúncio feito meses atrás, a rede 3G não era contemplada.

No caso das redes 3G e 4G, o compartilhamento será apenas em cidades com menos de 30 mil habitantes. A expectativa é de atender 800 municípios, com a possibilidade de chegar aos 1.600. Dessa maneira, tanto a Vivo quanto a TIM ampliarão sua cobertura para 400 novas cidades.

Quer economizar no seu plano de celular e banda larga? Confira aqui as melhores ofertas da semana!

voltar para o top