Internet Banda Larga

Parceria entre Oi e Nokia promete melhorar banda larga brasileira

Empresas vão trabalhar para aumentar a cobertura e a qualidade do sinal da Oi no Brasil, além de viabilizar o 5G. Saiba mais sobre a parceria entre Oi e Nokia.

Um acordo firmado pela Oi e pela Nokia promete melhorar os serviços da empresa de telecomunicações (Telecom). Com ele, espera-se que a Oi amplie a cobertura de banda larga fixa por fibra ótica. Além disso, a internet móvel também deve ser contemplada.

A parceria foi acertada na última terça-feira, 4 de dezembro. Executivos das duas empresas se reuniram na cidade de Espoo, na Finlândia. Entre eles, Eurico Teles, o presidente da Oi.

Essa é uma parceria de longo prazo e pode fazer a Oi recuperar mercado e voltar a crescer. A estimativa é que os projetos sejam concluídos em cinco anos.

Todavia, uma das propostas do acordo entre a Oi e a Nokia deve ajudar a Telecom a levar a fibra ótica a mais locais do Brasil.

Contudo, com a ajuda da empresa de tecnologia finlandesa, a Oi espera que 10 milhões de residências sejam contempladas com a tecnologia de fibra ótica até o ano de 2021.

Outra ação prevista é preparar a Oi para a chegada da internet 5G no Brasil. A estreia da conexão mais avançada no país é esperada para 2020. Contudo, ela já vem sendo testada em diversas partes do mundo. Além disso, celulares compatíveis com internet 5G já começaram a chegar ao mercado.

Os serviços de dados em telefonia móvel de alta velocidade vão contar com a rede AirScale Single Radio Access. A tecnologia da Nokia deve permitir não só a implementação do 5G, como também melhorar conexões móveis já existentes, como o 4G.

 

Qualidade da internet banda larga também pode melhorar

Além da ampliação da cobertura da Oi com a ajuda da Nokia, o acordo também deve melhorar a qualidade da banda larga. Contudo, serão usadas tecnologias como a Beacons Nokia WiFi. Além disso, um serviço de gerência do Wi-Fi da residência do cliente também deve ajudar a alcançar a melhoria esperada na qualidade da conexão.

A Nokia vai contar ainda com a ajuda da consultoria Bell Labs para encontrar novas oportunidades para a Oi. A parceria deve ser essencial para a prestadora de serviços de telecomunicação, que está em recuperação judicial.

Todavia, o acordo firmado com a Nokia faz parte do plano de recuperação judicial da Oi. Ele prevê algumas parcerias para tornar a operação da companhia mais eficiente e rentável, entre outras ações.

Contudo, o plano para a Oi tem foco justamente na expansão da fibra ótica e no aumento da cobertura da internet móvel.

Entretanto, esse é o segundo acordo da Oi com uma grande empresa de tecnologia. O primeiro aconteceu em julho de 2018, com a chinesa Huawei. Assim, um novo modelo de negócio será adotado pela Oi.

Em inglês, ele se chama Fiber To The Home (FTTH). Com a tecnologia, espera-se que a Oi acelere a expansão da fibra ótica para oferecer internet banda larga mais rápida, além de canais de TV por assinatura através da Oi TV.

 

Deixe um comentário

avatar